Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2007

    SECÇÃO: Destaque


    COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM ERMESINDE (SESSÕES ORGANIZADAS PELA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ERMESINDE)

    “Razões do 25 de Abril – A Guerra Colonial”

    Alunos da Escola Secundária de Ermesinde participaram nas Comemorações do 25 de Abril, discutindo o tema “Razões do 25 de Abril – A Guerra Colonial”, no Auditório desta Escola, nos passados dias 23 e 24 de Abril.

    Estas sessões, que foram dinamizadas por um grupo de professores, ocuparam as tardes dos referidos dias, com seis sessões de 90 minutos cada.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Aos alunos participantes, acompanhados pelos respectivos professores, foi feita uma pequena apresentação dum vídeo a ver e uma pequena explicação da importância que o 25 de Abril teve para o povo português pelas possibilidades que abriu, ao permitir a participação social na busca de soluções para os seus problemas.

    O vídeo exibido tratava a Guerra Colonial, com depoimentos de pessoas que nela participaram e com comentários de especialistas e historiadores. O vídeo foi o ponto de partida para um debate entre alunos e professores que, na época, se encontravam a cumprir o serviço militar. Os professores deram desta forma o seu testemunho e esclareceram dúvidas colocadas pelos alunos.

    O debate desenvolveu-se sobre a ideia de que o Movimento dos Capitães do 25 de Abril foi uma acção de múltiplos méritos, destacando-se a Paz, com o fim da guerra colonial. Guerra que ceifou a vida a milhares de jovens e se mantém, ainda hoje, viva com o sofrimento de milhares de deficientes e doentes com stress de guerra.

    foto
    Da atitude, comportamento e interesse dos alunos nestas sessões, ficou a ideia de que a guerra é sinónimo de violência, injustiça, intolerância, agressão e vítimas inocentes e que a paz é um bem importante por que devemos lutar em nome da Cooperação, Fraternidade e Igualdade entre todos os povos e nações.

    Por: AVE/ESE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].