Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2007

    SECÇÃO: Tecnologias


    Introdução ao Linux (II)

    Este tutorial é voltado principalmente para os iniciados, que nunca tiveram muito contacto com o Linux, mas que gostariam de testar ou aprender com mais profundidade este sistema operativo tão badalado actualmente. Você vai descobrir que instalar e usar o Linux pode ser tão fácil quanto instalar e usar o Windows, com a vantagem de se ter à disposição um sistema operativo totalmente gratuito, riquíssimo em recursos e que pode ser completamente personalizado e até mesmo alterado, caso você domine alguma linguagem de programação.

    foto
    A seguir veremos como o Linux organiza os arquivos, como acessar os arquivos da partição do Windows a partir do Linux e os comandos básicos do prompt de comando.

    • Dicas de uso

    Prompt versus Interface gráfica: Ao contrário do que víamos no Dos, que não passava de uma espécie de acessório do Windows tendo como objectivo apenas correr programas antigos, o Prompt de comando do Linux é extremamente poderoso. Se você estiver disposto a encarar alguns comandos mais complicados, toda a configuração do sistema pode ser feita directamente pelo prompt. A versatilidade é tão grande que existem até alguns masoquistas que preferem usar o Linux em modo texto, já que existem programas em interface texto para quase tudo.

    Lógico que dispensar a interface gráfica não é algo muito produtivo, afinal ela esta lá justamente para simplificar as coisas, mas é legal que você saiba pelo menos desenrascar--se no prompt.

    • Os directórios

    No Windows, o que geralmente se entende por “directório raiz” nada mais é do que a unidade C: do disco rígido. No Linux o conceito de directório raiz é um pouco diferente. O seu CD-ROM por exemplo não aparecerá como “D:” mas sim como /mnt/cdrom . Aliás, no Linux são usadas barras comuns para indicar um directório, como em “/proc/” e não barras invertidas ( \ ), como no Windows.

    O directório Raiz do Linux inclui tudo, tudo mesmo, desde discos rígidos e CD-ROMs, até a porta de impressora, por exemplo. Você vai achar isso um pouco confuso no começo, mas depois de se acostumar vai achar muito prático, principalmente por que a criação de atalhos permite aceder a qualquer directório a partir de qualquer lugar. Se você quiser, pode por exemplo criar um directório “Fernando”, que servirá para aceder ao seu CD-ROM.

    • Comandos do prompt

    Como disse, apesar da interface gráfica ser muito mais fácil de usar, é bom você ter pelo menos uma boa noção de como as coisas funcionam pelo prompt de comando, isso vai dar--lhe um domínio muito maior sobre o sistema. Aqui estão alguns comandos básicos:

    cd: Serve para aceder aos directórios, como no DOS. “CD /” volta ao directório raiz, e “CD” sobe um directório. Para abrir o directório “/proc” por exemplo, digite “CD proc”.

    startx: Serve para abrir a interface gráfica a partir do prompt;

    ls: corresponde ao DIR do dos;

    ls |more: se houver muitos arquivos na pasta, o “|more” serve para pausar a listagem, para que você consiga ler tudo;

    man: esse comando quebra um galho, serve para aceder aos manuais do comando. Se você tiver dúvidas sobre um comando qualquer, basta digitar “man comando”, como por exemplo “man ls”. Ele vai abrir um arquivo de texto com todos os detalhes sobre o comando. Para sair, pressione “q”;

    cp: para copiar arquivos, corresponde ao “copy” do DOS;

    rm: para deletar arquivos, corresponde ao del do DOS;

    mkdir: para criar um directório, “mkdir fernando”;

    rmdir: para deletar um directório “rmdir fernando”;

    cat: serve para ver o conteúdo de um arquivo. Por exemplo, “cat carta” mostra o conteúdo do arquivo “carta”.

    Lembre-se que o Linux distingue letras maiúsculas e minúsculas. “ls” é um comando enquanto “Ls” é só mais um erro. (...)

    Por: Carlos E. Morimoto*

    * http://www.guiadohardware.net/index.php

    Adaptação de “A Voz de Ermesinde”.

     

    Outras Notícias

    · Memória do Rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].