Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2007

    SECÇÃO: Cultura


    Humor e Sociedade

    Patente ao público no Fórum Cultural de Ermesinde desde 9 de Dezembro, e prestes a terminar a sua exibição, não podíamos passar sem referir a importante mostra de mais um PortoCartoon – um dos mais importantes certames do género a nível mundial, já na sua sétima edição.

    Constituída por mais de 200 cartoons, a exposição apresenta os trabalhos premiados, as menções honrosas e os melhores desenhos seleccionados de todo o mundo.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A exposição patente no Fórum Cultural de Ermesinde e produzida pelo Museu Nacional da Imprensa (em organização conjunta com a Câmara Municipal de Valongo) trouxe para apreciação do público de Ermesinde, do concelho e visitantes desenhos de autores de mundos tão diversos como o podem ser – referidos por ordem alfabética – o Azerbeijão, a Argélia, a China, a Colômbia, a Indonésia, o Irão, a Macedónia, a Roménia, a Rússia, a Ucrânia, a Turquia, para só citar alguns de entre os muitos que, como grande parte dos países europeus, entre eles Portugal, se encontram incluídos na mostra.

    foto
    “Humor e Sociedade” foi o tema escolhido para esta sétima edição do PortoCartoon, «em homenagem ao trabalho dos cartunistas em geral e ao humorista Rafael Bordalo Pinheiro que, há cerca de 130 anos, criou a famosa figura do Zé Povinho (1875) e de que se celebrou recentemente (faz dois anos) o centenário da sua morte.

    foto
    O PortoCartoon World Festival organizado actualmente pelo Museu Nacional da Imprensa e iniciado em 1999, é considerado pela FECO – a mais importante organização internacional de cartunistas, representando mais de 2000 artistas de 30 países – como um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.

    Esta mesma exposição, que tinha sido inaugurada em Novembro de 2005 pela ministra da Cultura, já tinha sido vista por milhares de visistantes, na sede do Museu Nacional de Imprensa, em Lisboa, e nas extensões apresentadas em várias cidades do país.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].