Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2007

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL – CAMPEONATO DA LIGA FEMININA – 17ª JORNADA

    CPN derrotado à tangente pelas comandantes da Liga Feminina

    Foto RUI LAIGINHA
    Foto RUI LAIGINHA
    O CPN cumpriu no passado sábado (10 de Fevereiro), em casa, a 17ª jornada do Campeonato da Liga Feminina de Basquetebol, diante do GDESSA, poderosa formação do Barreiro classificada em 1.º lugar e uma das candidatas ao título nacional, perdendo por 69-71.

    Uma pequena diferença pontual que é o espelho de um jogo (na imagem) extremamente disputado, em que todos os pontos foram arduamente conquistados.

    As cepeenistas entraram melhor na partida, estando sempre na frente do marcador até ao final do 1º período. Contudo, o GDESSA reagiu a esta supremacia inicial das azuis de Ermesinde, e com um forte início de 2º período, pautado com muita agressividade defensiva e também fazendo jus à sua supremacia de estatura e capacidade do jogo interior, passou para a frente do marcador, chegando ao intervalo a vencer por três pontos (34-37).

    Até meio do 4.º período a supremacia das visitantes manteve-se, não sendo porém muito evidente. Até ao final do encontro o CPN arriscou tudo por tudo para inverter o rumo dos acontecimentos, e com uma fortíssima reacção defensiva logrou empatar o jogo, sendo que a sete segundos do final, e numa altura em que o marcador indicava uma igualdade a 69 pontos, a equipa de Ermesinde detinha a posse de bola. No entanto, uma acção infeliz acabou por ditar um erro ofensivo a que se seguiria uma falta defensiva, a qual acabaria por proporcionar ao adversário dois lances livres, os quais seriam posteriormente convertidos, dando assim a vitória tangencial ao conjunto do Barreiro.

    Não obstante a derrota, o CPN mostrou a sua garra e as suas capacidades, fazendo tremer um adversário que se apresenta com outro tipo de argumentos na Liga Feminina.

    Ao nível individual são de destacar as exibições de Joana Lopes, com 20 pontos e quatro ressaltos, de Raquel Jacinto e de Anabela Martins, com 18 e 11 pontos respectivamente.

    Este desaire não alterou a situação do CPN em termos classificativos, uma vez que a equipa ermesindense manteve o 6º posto da tabela, agora com 23 pontos, a quatro do líder, que continua a dar pelo nome de GDESSA Barreiro.

    JOGADORAS

    DO CPN NO

    ALL STAR GAME

    O Pavilhão Municipal de Vagos vai acolher no próximo dia 20, pelas 15h00, mais uma edição do All Star Game (ou jogo das estrelas, traduzido para português) da Liga Feminina. Um evento onde o CPN vai estar um ano mais muito bem representado, desta feita por quatro atletas, nomeadamente Anabela Martins, Sofia Coelho, Joana Lopes e Raquel Jacinto. Esta última jogadora vai estar ainda presente no concurso de “3 pontos”.

    De referir que as quatro jogadoras propagandistas foram seleccionadas para este All Star Game na sequência de uma votação levada a cabo por todos os treinadores das equipas do norte que se encontram a competir no Campeonato da Liga Feminina.

    JÚNIORES

    PREPARAM

    O NACIONAL

    A equipa de júniores do CPN está neste momento a preparar a sua participação na 1ª fase do Campeonato Nacional da categoria.

    Uma competição que as propagandistas iniciarão em casa, mais concretamente no próximo dia 18 de Fevereiro, pelas 15h00, diante do Acerto de Tondela.

    Para além desta equipa o CPN terá ainda como adversários o Centro Nacional de Treinos/Calvão, o Académico do Porto, o António Aroso, o Colégio do Calvão, o Gafanha, a Académica de Coimbra e o Sporting Figueirense.

    Esta 1ª fase do Nacional de júniores vai ser disputada em formato de campeonato a duas voltas, sendo que o 1º classificado apura-se directamente para a fase final da competição, enquanto que o 2º terá de disputar uma fase intermédia com o 2º classificado da zona sul e o representante da Madeira de modo a apurar as duas equipas que se juntam aos dois primeiros classificados da 1º fase.

    E por falar em júniores, é de sublinhar que atleta internacional cepeenista, Vanessa Soares, foi uma vez mais convocada para um estágio (de 18 a 20 de Fevereiro) da selecção nacional desta categoria com vista à participação no Campeonato da Europa a realizar em Julho próximo.

    E continuando a falar em convocatórias para dizer que as jogadoras propagandistas Catarina Fonseca, Inês Sanches e Bárbara Pereira foram recentemente chamadas pelo seleccionador distrital Agostinho Pinto (que como é sabido é também o responsável máximo da secção de basquetebol do CPN) para integrar uma acção de preparação da selecção distrital de iniciadas da Associação de Basquetebol do Porto com vista às Festas Nacionais 2007, um evento desportivo que se realiza no Algarve entre os próximos dias 28 de Março e 1 de Abril.

    Quem também irá participar neste torneio algarvio é a selecção distrital de cadetes da Associação de Basquetebol do Porto, a qual é igualmente orientada tecnicamente pelo cepeenista Agostinho Pinto.

    Selecção esta que à semelhança da sua congénere de iniciadas também irá realizar durante o período das férias de Carnaval uma acção de preparação com vista ao referido torneio, sendo que para este estágio o seleccionador distrital chamou as jogadoras do CPN Rute Mendes, Bruna Almeida e Filipa Mateus.

    Por: AVE/Eugénio Rodrigues

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].