Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2007

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Porque foi Natal...

    Fotos CSE/BELA
    Fotos CSE/BELA
    O Natal no Centro Social de Ermesinde foi mais uma vez um período de alegria, com muita diversão à mistura. Estas mini-férias iniciaram-se com o acantonamento na Serra da Estrela. No ponto mais alto de Portugal continental, um grupo de vinte jovens, não só provaram as iguarias que os técnicos do CSE preparam, como também visitaram Seia e a Covilhã. Com temperaturas a oscilarem entre os zero e os cinco graus negativos, o convívio proporcionado pelo intercâmbio entre o ATL da Bela e o Centro Comunitário das Saibreiras relevou este incómodo num pormenor de exterior. Já dentro da Pousada da Juventude das Penhas da Saúde o aquecimento central proporcionou o conforto necessário para conversar e conhecer os outros grupos de jovens, também acompanhados pelos seus monitores. No regresso houve tempo para relembrar algumas peripécias dos dois dias.

    A festa de Natal do ATL teve casa cheia e foi preenchida com um espectáculo realizado pelas crianças e pelos técnicos do ATL. Com peças de teatro e coreografias ao som de músicas natalícias, os pais assistiram até tarde às diferentes representações dos seus filhos, que de uma forma ou outra iam passando a mensagem natalícia.

    As Piscinas de Ondas de Esposende foram outro ponto alto desta pausa pedagógica, pois água e ondas no Inverno só mesmo por divertimento entre amigos e amigas do ATL.

    Os hambúrgueres como almoço, seguido do cinema, foram também um momento de lazer, acrescido pelo convívio que as iniciativas do CSE propiciam. A finalizar estas mini-férias de Inverno e tendo como farol o plano de actividades: Exprime, realizámos uma visita cultural à Casa da Música, com a finalidade de conhecermos um espaço que privilegia uma das muitas formas de expressão. Como um jovem dizia: “já acabou?...”

    Por: Florentino Silva

    ALGUNS TESTEMUNHOS:

    Serra da Estrela

    foto

    No dia 18 eu, o meu A.T.L. e o A.T.L. das Saibreiras participamos num acantonamento realizado pelo Centro Social de Ermesinde na Serra da Estrela que durou 2 dias.

    A viagem foi muito cansativa e aborrecida, mas quando chegamos à Serra e começamos a ver a neve ficou tudo muito mais fixe.

    No primeiro dia fomos dar um passeio pela Covilhã, já que a Pousada nas Penhas da Saúde só abria às 6 horas. Foi uma caminhada por uma cidade que eu não conhecia, foi divertido.

    Quando chegamos à Pousada estávamos muito cansados da viagem, mas aproveitámos a estadia da melhor forma possível a conversar, a ver televisão e a brincar com os amigos das Saibreiras.

    No dia seguinte fomos para a Torre e estava muito frio e tinha pouca neve, mas foi divertido na mesma.

    Foi o máximo!

    Por: Soraia Silva (10 anos)

    A Casa da Música é um edifício único

    foto

    O que eu mais gostei na Casa da Música foi da sala de ensaio que tinha grandes vidros para que a luz natural entre com intensidade, pois cansa menos os olhos. As paredes da sala, são todas diferentes e forradas com um material isolante em forma de picos para que o barulho não passasse para o exterior. Tem vidros duplos e ondulados a separar da sala principal. Para que não perturbe os trabalhos da orquestra, etc, entre os vidros foi criado vácuo para diminuir o ruído que possa passar de uma sala para a outra.

    Por: Nélson Araújo (13 anos)

    Piscinas de Esposende

    foto

    A ida à Piscina foi muito fixe.

    Quando chegámos equipamo-nos e em seguida o nadador--salvador esteve a explicar como funcionava a piscina para não termos problemas.

    De manhã a piscina estava cheia de pessoas, todas muito contentes a brincar, à espera das ondas. Depois fomos almoçar para o jardim onde os nossos colegas andaram nuns carrinhos de pedalar e assim se foi fazendo a digestão. De tarde fomos novamente às piscinas e era toda só para nós. Tanto estávamos no jacuzzi como nas piscinas, foi demais.

    No caminho de regresso os educadores (Tino e Goretti) deram um saco com surpresas, tais como: bombons, gomas, rebuçados…

    Gostei muito da ida às Piscinas de Ondas de Esposende.

    Por: Mónica Mil-Homens (11 anos)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].