Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2007

    SECÇÃO: Cultura


    ÀGORARTE APROVOU PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2007

    Próximas Conferências de Ermesinde dedicadas a D. António Ferreira Gomes

    A associação cultural Ágorarte (Ágora) aprovou, por unanimidade, no passado dia 28 de Dezembro, o seu Plano de Actividades e Orçamento para 2007. A Assembleia Geral convocada para o efeito decorreu na sala das sessões da Junta de Freguesia de Ermesinde. Entre as novidades do próximo Plano de Actividades contam-se a realização das II Conferências de Ermesinde, que serão, desta vez, dedicadas ao ilustre bispo do Porto D. António Ferreira Gomes, e o lançamento de actividades que pretendem introduzir a Poesia no gosto dos públicos infantis.

    Presente e atento à sessão esteve o anfitrião Artur Pais, presidente da Junta, que propôs ao Ágora uma alteração de datas no respeitante ao Plano da associação, para que as Conferências de Ermesinde pudessem eventualmente integrar as comemorações do Dia da Cidade.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Com um razoável número de associados presentes (apesar do frio e da quadra natalícia), a associação cultural Ágora aprovou sem contestação o seu Plano de Actividades e Orçamento para o exercício de 2007.

    O presidente da Direcção Carlos Faria, fez a apresentação do Plano, apontando alguns dos seus aspectos que considerou mais relevantes, sendo no fim complementada a sua informação pelo vice--presidente Manuel Valdrez.

    Carlos Faria defendeu a necessidade de a associação prosseguir uma actividade que tenha um real impacto local. Um exemplo desta preocupação foi a apresentação da proposta de actividade “Poemas da Minha Infância”, uma actividade que o Ágora conta desenvolver com a colaboração dos Conselhos Executivos das escolas, e que terá o seu arranque em 2007.

    Outra das novidades será uma iniciativa a realizar em colaboração com a Embaixada do Brasil e que pretende divulgar mais entre nós a obra de grandes poetas brasileiros como João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e outros.

    Também o contacto com a Poesia galega estará em 2007 nas pretensões da Direcção do Ágora, não havendo contudo ainda uma iniciativa datada e especificada.

    Ainda no âmbito da Poesia está prevista a realização do II Mural da Poesia, que tal como no ano passado, se deverá realizar no largo em frente à capela de S. Silvestre.

    Actividades de natureza mais social (como as que, no ano anterior, foram desenvolvidas em cooperação com a AMI, irão continuar, estando prevista uma acção que deverá contar com a colaboração da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

    Grande destaque será dado à realização das II Conferências de Ermesinde que, este ano serão dedicadas à figura exemplar e corajosa do antigo bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes.

    O ano será também o da abertura do portal de internet desta associação cultural que pretende dar a conhecer não apenas a sua actividade, mas também muitos outros aspectos mal conhecidos da cultura da cidade, os seus artistas, a sua tradição artesanal do brinquedo, a sua história.

    Um dos aspectos considerados não tão plenos de sucesso no ano do lançamento, o “Cinema às Quintas” mereceu de Carlos Faria a nota de que vale a pena continuar a insistir, já que a associação tem apresentado uma cinematografia exigente e de qualidade. Manuel Valdrez reforçou a ideia, prometendo um maior investimento na iniciativa.

    A PROPOSTA

    DE ARTUR PAIS

    foto
    Aprovado o Plano e Orçamento, e tendo os sócios manifestado a sua confiança no Plano apresentado pela Direcção, tendo em conta os objectivos apontados no ano anterior, Artur Pais lamentou, no ano precedente, não ter a Junta de Freguesia de Ermesinde podido contribuir como ele desejaria para o apoio às actividades do Ágora, deixando no ar a ideia de que pretendia dar mais atenção à sua programação.

    O presidente da Junta propôs mesmo ao Ágora que alterasse a data prevista para a realização das Conferências de Ermesinde, de modo a que estas pudessem ser integradas nas comemorações do Dia da Cidade.

    A proposta mereceu a atenção dos dirigentes do Ágora, que prometeram irem analisá-la com cuidado.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].