Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2007

    SECÇÃO: Destaque


    PS acusa CMV e Artur Pais pela ida do NIC da PSP para Rio Tinto

    O Secretariado do Partido Socialista de Ermesinde, em comunicado que fez chegar a “A Voz de Ermesinde”, intitulado “Núcleo da PSP no Edifício Polis? Era Óptimo!”, acusa o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde de, com a sua inépcia, ter contribuído para que o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) que a PSP pretendia instalar em Ermesinde vá, quase seguramente para Rio Tinto.

    Dizem os socialistas:

    «(...) [Em] Ermesinde, apesar da existência de “ghetos”, não se vislumbram ainda problemas como os que se colocam em alguns mediáticos bairros do Porto e Lisboa. Não sendo no entanto de descartar tal hipótese, a existência de um Núcleo da Investigação Criminal (NIC) da PSP no edifício “Polis” em Ermesinde, seria por certo uma proximidade interessante em termos de segurança para o Concelho de Valongo. Aliás, era essa a intenção da PSP, com cerca de 100 homens em duas salas daquele edifício, e estendendo a sua acção até Gondomar e S. Pedro da Cova a partir de Ermesinde. Além daquele contingente, teríamos também a deslocação diária de muitas pessoas àquele núcleo para os mais diversos efeitos, gerando obviamente receitas para o comércio local e dando mais vida à nossa cidade.

    Apesar de todas estas vantagens, não foi esse o entendimento da CMV, primeiro através de um vereador, colocando a fasquia da renda em números dificilmente aceitáveis para um qualquer comum dos mortais e muito menos para a PSP, que dependendo do Estado, tem obviamente um orçamento de rigor. O valor de 2 000 euros mensais por cada uma das salas, perfazendo 4 000 euros pelas duas (oitocentos contos em moeda antiga), espantaram qualquer hipótese de vinda daquele NIC para a nossa cidade.

    Posteriormente, em conversação com o Sr. Dr. Fernando Melo, este resolveu “puxar” aquela força para Valongo, oferecendo-lhes o antigo edifício da Conservatória, no estado de degradação em que se encontra, com a sugestão de que fosse a PSP a realizar as obras de restauro que necessita. Obviamente que uma vez mais esta proposta (envenenada), não teve aceitação por parte da PSP.

    Tentando ainda levar a água ao moinho, reuniram ainda os representantes da PSP com o Sr. Artur Pais, presidente da Junta de Ermesinde. Pelo que se sabe, o Sr. Artur Pais achou interessante a ideia da instalação em Ermesinde daquela força de segurança, mas não deu qualquer luz que pudesse resolver a situação das instalações. Outros passos certamente que também não deu, pois a sua conduta até agora é de uma total inépcia.

    Tendo então a PSP batido a outras portas, parece que alguém com mais visão, lhes abriu uma porta que provavelmente os levará para Rio Tinto, no edifício da antiga estação, sem que a PSP tenha de desembolsar qualquer quantia pela recuperação das instalações.

    Ermesinde é a maior freguesia do concelho de Valongo em número de habitantes e por isso em número de eleitores inscritos, merecendo por parte dos seus eleitos, para governo dos seus destinos, acções que dignifiquem e justifiquem os votos que os elegeram.

    Do Sr. Presidente da CMV já nada de bom é esperado para Ermesinde mas do presidente da Junta de Freguesia obviamente que algo seria de esperar em defesa dos interesses dos Ermesindenses.

    Face ao exposto atrás, que fez o Sr. Artur Pais para ajudar a resolver a situação junto da Câmara para que Ermesinde, e o Concelho, pudessem ter em casa uma força de segurança da importância da que foi referida?

    NADA, foi certamente a brilhante “acção” do nosso presidente da Junta!».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].