Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2006

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL – 9º TORNEIO INTERNACIONAL DO CPN

    CPN prepara mais uma grande jornada de basquetebol a ter lugar em Ermesinde

    À semelhança do que tem sido habitual nos últimos anos o CPN vai levar a cabo mais uma edição (a 9ª) do seu conceituado torneio internacional de basquetebol. Prova que irá decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Dezembro, e que vai contar com a presença de cerca de 400 atletas (distribuídos pelos escalões de júniores, iniciados, cadetes e mini-basquete) oriundos de 30 equipas nacionais e internacionais. Entre o lote das equipas participantes é de destacar as presenças do FC Porto, do Benfica e dos espanhóis do Celta de Vigo.

    Novidade no torneio deste ano irá ser o ciclo de conferências /acções de formação sobre componentes do treino, das tácticas e de estilos de jogo dentro da modalidade, cujas prelecções estarão a cargo de três nomes sonantes do basket português e espanhol, mais precisamente Orlando Simões (treinador da Selecção Nacional de Séniores masculinos), José Ricardo Rodrigues (antigo campeão da Liga Feminina a actual coordenador e treinador do Barcelos BC) e Carlos Colinas (tri-campeão europeu de cadetes femininos com a Selecção de Espanha).

    Foto ARQUIVO MIGUEL BARROS
    Foto ARQUIVO MIGUEL BARROS
    «Vai ser o melhor torneio de sempre realizado pelo CPN», é desta forma que o coordenador geral do basquetebol propagandista, Agostinho Pinto (na imagem), antevê a 9ª edição do Torneio Internacional do CPN. Uma prova que irá uma vez mais conferir à cidade de Ermesinde o “título” de capital nacional do basquetebol. A provar a atribuição de tão distinta nomeação está o facto de nesta 9ª edição marcarem presença cerca de 400 atletas, que estarão em representação de 30 equipas nacionais e internacionais, as quais irão competir nos escalões de júniores femininos, iniciados femininos, cadetes femininos e mini-basquete misto (femininos e masculinos).

    A competição vai contar com a participação de algumas equipas de renome do basket português e espanhol, casos do FC Porto, Benfica e Celta de Vigo. Para além destas irão competir também o Esgueira, o Coimbrões, o Académico do Porto, uma Selecção da Associação de Basquetebol do Porto, o Barcelos BC, o CR Quinta dos Lobos, os conjuntos espanhóis do Cortegada e do Seis Nadal, e, claro está, o CPN. Os jogos serão divididos pelo Pavilhão Municipal de Ermesinde e pelo Pavilhão do CPN

    Como já antes sublinhamos o torneio deste ano terá como grande novidade a realização de um ciclo de conferências/acções de formação, intitulado de 1º Clinic Internacional, com as prelecções a serem da responsabilidade de três figuras conceituadas do basquetebol português e espanhol.

    De referir que estas acções de formação não se destinam exclusivamente a treinadores de basquetebol, estando igualmente abertas ao simples e comum adepto da modalidade, sendo que para isso deverão fazer a sua inscrição na sede do CPN.

    Entre os conferencistas está o actual treinador da Selecção Nacional de séniores masculinos, Orlando Simões, que a seu cargo terá a conferência/acção de formação “Conceitos de Defesa para o Basquetebol Português”.

    Por seu turno, José Ricardo Rodrigues, uma personalidade que enquanto treinador foi campeão da Liga Feminina ao serviço do Clube Desportivo da Póvoa e que actualmente desempenha funções de coordenador geral e treinador do Barcelos BC, irá ministrar o tema “Ataque para o Basquetebol Português”. Não menos ilustre será a presença do técnico espanhol Carlos Colina, que para além de ser tri-campeão europeu de cadetes femininos ao serviço da Selecção de Espanha é um dos treinadores com mais jogos disputados no principal campeonato feminino de basquetebol do país vizinho, tendo à sua responsabilidade as conferências/acções de formação “Ataque para Jovens” e “Conceitos do Basquetebol Espanhol Actual”.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].