Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2006

    SECÇÃO: Arte Nona


    Segue o Festival de BD da Amadora...

    Continua a decorrer, até ao próximo dia 4 de Novembro, o Festival de Banda Desenhada da Amadora – 17ª edição.

    Em grande destaque (várias opiniões coincidentes) a exposição da série “Decálogo”, do cenarista Frank Giroud – com dez (10!) desenhadores – espraiada por cerca de dez álbuns e que teve honras de exposição de muitas das pranchas e maquetes originais.

    Outro destaque e outra “coincidência” é a exposição de 17 (de dezassete edições do festival) autores portugueses contemporâneos, também no Fórum Luís de Camões, como a exposição do “Decálogo”.

    E, entre outros, mais dois destaques obrigatórios: uma, a exposição “Sala Mundo BD... e o Resto do Mundo”, em que para além dos consagradíssimos autores (desenhadores e cenaristas da América Latina como Quino, Alberto e Enrique Breccia, Solano López, Maurício de Souza, Horacio Altuna, Cacho Mandrafina, Carlos Trillo, Jorge Moliterni, Hector Oesterheld) entre outros, surgem as bedegrafias mais excitantes, pelo seu exotismo (leia-se pelo nosso desconhecimento) de autores vindos dos quatro cantos do mundo, desde a África Negra (Burkina Faso, Camarões, Chade, Rep. Dem. Congo, Congo, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Madagáscar, Moçambique, República Centroafricana, Senagal, África do Sul e Togo!) e o Magreb (Argélia, Marrocos e Tunísia), passando pelo Leste Europeu (a Sérvia, Roménia, Hungria, Croácia, Bulgária e Albânia).

    A outra, para a obra que foi grande vencedora do Prémio de Melhor Álbum Português, incluindo melhor desenho e melhor argumento, “Salazar, Agora na Hora da sua Morte”, de Miguel Rocha e João Paulo Cotrim, que abordaremos em próximo número de “A Voz de Ermesinde”.

    Lugar de destaque também para o espaço, entre outras, das editoras ASA, VitaminaBd, BdMania, KingPin of Comics, Devir, Casa da BD, MongorHead, Polvo e pedranocharco.

    Durante o Festival foi lançado o “BDJornal” n.º 15, só por si uma novidade a assinalar.

    J. Machado-Dias, no seu blog Kuentro, revela que José Carlos Fernandes, que surge com um texto sobre os Festivais de BD (“ O Magnífico Mausoléu da BD”) passará a ser cronista fixo da publicação.

    Pedro Cleto entrevista Frank Giroud

    Há ainda uma entrevista com Pedro Silva sobre a transformação da BDmania em editora (mantendo-se a loja).

    E ainda as pranchas de BD e muitas outras coisas interessantes de que falaremos igualmente num próximo número.

    Por: LC

     

    Outras Notícias

    · Porto Bom

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].