Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2006

    SECÇÃO: Tecnologias


    Como escolher uma distribuição Linux para servidores de produção

    Bem, vou dar umas pinceladas no que acho que diferencia a escolha de uma distribuição Linux quando se deseja configurar um servidor de produção.

    Vou entrar num terreno meio nebuloso e que dá margem a muita discussão, mas depois de alguns anos de bagagem e já com um certo background, sinto-me com o direito de arriscar alguns palpites neste assunto.

    Vamos pensar em alguns pontos:

    1) Em primeiro lugar deve-se levar em consideração o tempo de suporte da distro que se está a instalar, pois num ambiente de produção não dá para reinstalar o servidor sempre que uma nova versão é lançada.

    Então deve-se pensar durante quanto tempo haverá actualizações de segurança  para a versão que se instalou, mesmo depois da distro trocar de versão.

    Foi ciente disto que a Canonical lançou a versão actual do Ubuntu (6.06 LTS) com suporte a actualizações por 6 anos.

    2) Pense nos pacotes que a distro coloca no sistema operativo. Não se atire a distros que utilizam a última versão do kernel, dos gerenciadores de janelas, do servidor X e dos pacotes básicos do sistema, pois, normalmente versões muito novas dos pacotes contêm correcções para bugs antigos, mas trazem consigo uma série de bugs ainda não descobertos mas que estão lá .. com certeza!!

    Portanto é preferível utilizar pacotes mais antigos, mas que já têm todas as falhas de segurança mapeadas e corrigidas pelos patchs de actualização.

    É importante entender a diferença entre nova versão de pacotes e actualizações de segurança de versões antigas: Novas versões sempre corrigem os problemas de versões antigas mas trazem novos e actualizações somente corrigem falhas de programação e não implementam novas funcionalidades. Sendo assim utilize pacotes já bem testados …

    3) Não utilize em servidores distros que existem há pouco tempo… não cabe num servidor de produção uma distro que está na versão 1.0 alpha, e que pode desaparecer na versão 1.0 beta. Utilize estas distros em ambientes de testes para simples estudo ou servidores de teste.

    4) Procure utilizar distribuições que sejam mantidas por uma grande comunidade bem activa e organizada ou por alguma empresa. Não use uma distro que foi lançada por um grupo de programadores de uma cidadezinha do meio de uma ilha da Oceânia e que pode desaparecer no mês seguinte porque o chefe do projecto resolveu criar ovelhas e largar a informática (é só um exemplo…).

    5) Procure utilizar a versão Enterprise ou “Premium” da Distro, caso haja, pois com certeza na sua formulação e planeamento houve um maior cuidado com aspectos como segurança, estabilidade e escalabilidade do que a versão mais “pop”.

    Normalmente existe uma camada de protecção a mais no kernel e as actualizações de segurança são lançadas em espaço mais curto de tempo, além é claro do suporte ser por um período mais estendido.

    6) Pense nas aplicações que irão correr sob o sistema operativo, pois em muitos casos o fabricante doa aplicação homologa algumas distros para correr o seu software e só lhe dará suporte, caso tenha problemas, se ele estiver a correr sob o sistema homologado (...). Este cuidado deve ser tomado com o hardware, também, pois muitos fabricantes fazem a mesma distinção: HP é um exemplo.

    Para firewall e servidores de borda eu recomendaria o Adamantix, por exemplo.

    7) Por último, procure uma distro que lhe permita uma certa facilidade de  administração, tais como o gerenciamento de pacotes, actualização e configuração. Não tá com nada ter que fazer tudo na unha. Isto é bom quando se administra até 1/2 dúzia de servidores, agora quando este número pode chegar facilmente a casa do 30, 40, 50, a coisa se torna inviável.

    Bom é isso, procurei não ser parcial, nem indicar distros (fora o Adamantix), mas com base nestas dicas, vocês podem imaginar as distros que eu uso nos servidores.

    Por: ALPHAÔMEGA *

    * Fonte: Br-Linux.org. Texto retirado de http://www.freesoftwarebrasil.com.br/content/view/337/56/ 

     

    Outras Notícias

    · A Memória do Rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].