Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-01-2020
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2006

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL – CAMPEONATO DA LIGA FEMININA – 5ª JORNADA

    CPN entra na Liga Feminina 2006/07 com um triunfo

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A principal equipa de basquetebol do CPN principiou da melhor maneira a sua participação na edição 2006//07 do Campeonato da Liga Feminina ao vencer, por 63-50, no Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde, no passado dia 29 de Outubro, a sua congénere do Académico, num encontro da 5ª jornada da citada competição.

    Desde já abra-se aqui um parêntese para explicar que a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) resolveu começar esta edição da Liga Feminina pela jornada número cinco e não pelo número um, como seria normal acontecer, pela simples razão de que as 1ª e 2ª jornadas da competição serão disputadas num único fim-de-semana (o próximo) em virtude de as duas equipas representantes da Madeira receberam na ilha dois conjuntos do continente. Como tal, e para evitar duas deslocações em fins--de-semana consecutivos das equipas continentais à “pérola do Atlântico” (para poupar nas despesas monetárias das viagens), a FPB decidiu então antecipar a 5ª jornada da prova rainha do basket feminino nacional.

    Posto esta explicação passemos então ao resumo daquilo o que foi o jogo entre CPN e Académico, um “duelo” onde a equipa de Ermesinde sem fazer uma exibição brilhante acabou por merecer o triunfo. Cepeenistas que desde cedo demonstraram que dificilmente perderiam este jogo inaugural, ao realizarem um 1º período avassalador, não dando quaisquer hipóteses a uma equipa do Académico que denotava grandes dificuldades na finalização. Neste 1º período é de destacar ainda a magnífica exibição de Sofia Coelho, atleta que para além dos 10 pontos a nível individual esteve implacável em termos de ressaltos (quer defensivos quer ofensivos). O período inaugural terminou então com a vantagem do CPN por 18-8.

    Nos 10 minutos seguintes (2º período) o Académico subiu ligeiramente de rendimento, beneficiando igualmente de algum desnorte da equipa ermesindense, agora orientada pelo técnico Eugénio Rodrigues. Académico que venceria este período por 17-14, encurtando para sete pontos a sua desvantagem (25-32) no marcador verificada ao intervalo.

    Para evitar alguma surpresa desagradável neste jogo de estreia o CPN voltou a “carregar no acelerador” e a dominar o seu oponente no período seguinte, sendo de destacar em termos individuais a performance de Joana Baptista, autora de oito dos 15 pontos do CPN neste 3º período. O marcador indicava por esta altura 47-34 a favor da equipa ermesindense. Um resultado que fez as cepeenistas encararem o 4º e último período com relativa tranquilidade, tendo então Eugénio Rodrigues optado por fazer entrar no jogo algumas atletas menos utilizadas nos períodos anteriores, casos de Marta Correia e Rita Silva.

    Como já foi dito anteriormente a vitória por 63-50 assenta que “nem uma luva” à renovada equipa propagandista, que assim entra com o “pé direito” na competição.

    No jogo diante do Académico o CPN alinhou e concretizou com: Raquel Jacinto (13), Joana Baptista (17), Anabela Martins (7), Raquel Moura, Sofia Coelho (17); Rita Gonçalves (2), Ana Morais (5), Rita Silva e Marta Correia (2).

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.