Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-11-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Direito


foto

Europa e EUA: Desafios Comerciais na Era Trump 2.0

Nos últimos 90 anos, o mundo testemunhou um período de prosperidade sem precedentes, impulsionado por um mercado global baseado na livre concorrência e no comércio aberto. Este sistema permitiu um crescimento económico significativo, com um aumento do PIB global em média 3,5% / ano entre 1945 e 1973. Além disso, a globalização e a redução das barreiras comerciais contribuíram para a redução da pobreza global, que caiu de 42% em 1981 para menos de 10% em 2015. No entanto, nos últimos anos, temos observado uma tendência crescente de políticas soberanistas e protecionistas, que ameaçam reverter esses avanços e criar novas tensões no cenário global.

A reeleição de Donald Trump vem trazer (novas e outras experimentadas) questões e incertezas para o Mundo, em particular para a Europa, em várias áreas, em particular no campo do comércio internacional. A postura protecionista e soberanista de Trump – exemplificada pela renegociação de acordos comerciais durante o primeiro mandato - antecipa políticas que irão ter impacto nas relações comerciais transatlânticas.

foto
Uma das principais preocupações para a Europa é a possível introdução de tarifas sobre produtos europeus, como aço, alumínio e automóveis. Essas medidas, que visam proteger a indústria americana, podem ter como resultado retaliações comerciais de parte a parte. Uma tal guerra comercial, teria efeitos muito concretos na vida das empresas e consumidores de ambos os lados do Atlântico.

Além disso, a abordagem de Trump em relação aos acordos comerciais multilaterais pode levar a uma revisão ou até mesmo ao abandono de tratados existentes. Isso poderia criar um ambiente de incerteza jurídica e económica, exigindo que as empresas europeias se reposicionem. Sabendo que o clima económico é mais frágil do lado europeu, como é mais difícil a adaptação e adoção de novas políticas por parte dos burocratas europeus, está fácil de perceber que o maior impacto será sofrido do lado de cá.

Não está, assim, afastada a possibilidade de nos vermos forçados a fortalecer os mecanismos de defesa comercial da Europa para proteção da indústria de práticas desleais e garantia da conformidade com as normas internacionais. Num mundo em constante e rápida mudança, a postura também poderá ter de passar pela intensificação das negociações com outros parceiros comerciais, de forma a diversificar as relações comerciais e reduzir a dependência dos Estados Unidos.

O novo mandato de Trump também trará, certamente, implicações para a

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

[email protected]

Por: Daniel Torres Gonçalves

 

Outras Notícias

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].