Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-06-2020
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2013

    SECÇÃO: Cultura


    Cabeças no Ar estreia “Cromossoma X ou Y”

    foto
    A companhia teatral “Cabeças no Ar e Pés na Terra” estreia hoje, dia 30 de abril, às 21h30, no Centro Cultural de Campo, a peça “Cromossoma X ou Y”, com base no texto de Luísa Costa Gomes “Vanessa Vai à Luta”, numa adaptação e encenação de Hugo Sousa.

    O enredo da peça mostra Vanessa, «uma menina que quer uma metralhadora, mas a brincar. O Rodrigo é um menino que tem uma metralhadora, mas não pega nela, nem para brincar. Os pais descobrem que vai nascer mais um bebé, e não estão a brincar. De brincadeira em brincadeira vão-se abordando temas como os estereótipos de género, a diferença, a criação, a religião, a educação e o consumismo. No fim será que vão ter uma irmã ou um irmão?».

    O encenador, Hugo Sousa, refere a génese desta peça: «Este texto surgiu-nos através de um desafio lançado pela AVL (Agência para a vida Local do Município de Valongo) no sentido de construir uma teatro-conferência com a temática luta contra estereótipos de género. Após o trabalho de adaptação ao pretendido, ficamos com muita sede de trabalharmos este texto na íntegra. Saltamos então para a nossa visão do texto da Luísa Costa Gomes “Vanessa vai à Luta”. A nossa reconstrução baseia-se num jogo de faz de conta contínuo onde ator e atriz trabalham na construção de personagens infantis, as quais recriam a situação pela qual acabam de passar: a gravidez da mãe, as dúvidas em relação à criação e ao género, e por fim o nascimento de um irmão ou irmã. Abordamos estas temáticas brincando, vestindo e despindo rapidamente todas as personagens.

    Ficha artística e técnica:

    texto inspirado em Luísa Costa Gomes

    adaptação, encenação e desenho de luz HUGO SOUSA

    figurinos ANABELA MELO

    cenografia e adereços CABEÇAS NO AR E PÉS NA TERRA

    interpretação ANTÓNIO PEDRO SILVA e DIANA BARNABÉ

    design gráfico ANDRÉ SANTOS

    operação técnica HUGO SOUSA E DIOGO FERREIRA

    produção CABEÇAS NO AR E PÉS NA TERRA

    classificação etária M /4 ANOS

    duração aproximada 60 MIN

    apoio MUNICÍPIO DE VALONGO

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.