Normas de participação nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada do XIII Festival Internacional de BD da Amadora 2012
No âmbito do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, a Câmara Municipal da Amadora atribui desde 1990 os Troféus Zé Pacóvio e Grilinho (TZPG) em homenagem a António Cardoso Lopes Júnior, ou, simplesmente, Tiotónio. Nascido na Amadora em 1907, Tiotónio foi diretor d’”O Mosquito”, entre outras publicações, e foi o autor das personagens Zé Pacóvio e Grilinho, as quais emprestaram o nome nos últimos anos aqueles que se assumiam como os PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA.
Neste contexto, a Câmara Municipal da Amadora coloca a concurso a atribuição dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2012, distinguindo e consagrando edições e personalidades nacionais e estrangeiras cuja atividade se desenvolve no circuito da 9a arte.
A atribuição dos PNBD é feita em três fases: Candidatura, Nomeação e Votação.
Considera-se como CANDIDATURA, a fase em que as editoras e autores nacionais enviam uma relação de livros a concurso com identificação das categorias a que concorrem, acompanhada de 6 exemplares de cada álbum/livro para serem distribuídos pelos elementos do júri.
A fase de NOMEAÇÃO e VOTAÇÃO, tem como propósito a seleção pelo Júri de 5 álbuns finalistas, dos quais um será o vencedor.
CANDIDATURA
Podem concorrer aos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, todos os álbuns / livros de BD publicados em português por uma editora portuguesa entre Agosto de 2011 e Julho de 2012 (inclusive).
Serão consideradas as datas de depósito legal, sendo desejável que os livros já se encontrem distribuídos no mercado livreiro.
Cabe às editoras e/ou autores o envio de todos os álbuns, livros e fanzines (seis exemplares de cada que serão distribuídos pelo Júri), devidamente acompanhados por uma listagem que defina a que prémios cada publicação concorre e se são novidades ou reedições.
Os concorrentes deverão acompanhar obrigatoriamente os álbuns/livros de uma biografia e foto do(s) respetivo(s) autor(es). A não entrega desta informação exclui automaticamente os livros do concurso.
Os álbuns entregues pelas editoras/autores ficarão na posse dos elementos do Júri, caso assim o entendam, com exceção das do diretor do FIBDA, cujos álbuns integrarão a biblioteca do CNBDI. O sexto exemplar será para exposição e consulta pelo público no FIBD'A.
A entrega/envio das candidaturas (listagens e 6 exemplares de cada livro) devem ser feitas para:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA
CMA/CNBDI — AV. DO BRASIL N°52A — 2700-134 AMADORA - PORTUGAL
TEL (+351) 214 998 910
NOMEAÇÃO / VOTAÇÃO
Tendo em conta a grande quantidade e qualidade das publicações apresentadas a concurso é determinante que todos os membros do Júri conheçam os álbuns.
Cabe ao Júri convidado pela CMA analisar e pré-selecionar as obras a concurso. Esse júri será constituído pelo diretor do FIBDA, o autor de BD premiado FIBDA'2011, um jornalista/especialista bedéfilo; o comissário da exposição central do FIBDA'2012 e um colecionador/amante da 9a arte.
A organização entregará a cada elemento do Júri um exemplar das publicações a concurso que cheguem atempadamente ao FIBD'A.
|