Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-05-2019
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2009

    SECÇÃO: Educação


    foto
    O DESAFIO DA EDUCAÇÃO

    Alterações de linguagem em crianças de idade pré-escolar

    O grande desafio que se coloca aos pais é a procura de melhores respostas para as diferentes situações ao longo do desenvolvimento dos seus filhos.

    Este espaço pretende informar e responder a questões generalizadas na área do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem e suas implicações no percurso escolar. Para um maior esclarecimento: geral@elisabetepinto.com ou www.elisabetepinto.com

    Ao longo do desenvolvimento linguístico da criança diversos factores podem contribuir para que ocorra um atraso na sua aquisição ou um desvio numa ou mais componentes da mesma. O primeiro refere-se ao Atraso de Desenvolvimento da Linguagem (ADL) que corresponde a um nível linguístico equivalente ao esperado em idades inferiores, sendo por isso menos desenvolvido mas não diferente ou deficiente. O que se verifica é que, por exemplo, uma criança de 6 anos apresenta uma estrutura frásica ou “erros na fala” característicos de uma criança de 4. Caso a alteração detectada não seja um retardamento das competências linguísticas mas sim um desvio, estamos perante uma Perturbação Específica de Desenvolvimento da Linguagem (PEDL). Deste modo, a PEDL refere-se a uma aquisição não normal da linguagem em que uma ou duas componentes da expressão e/ou da expressão se apresentam francamente abaixo do restante desenvolvimento ou com características atípicas. Os critérios de exclusão das PEDL estão muitas vezes na origem dos ADL. Assim, crianças com alteração da estrutura oral, défice sensorial (surdez e cegueira), lesão neurológica major, alterações cognitivas, problemas emocionais ou factores ambientais podem apresentar um ADL mas não uma PEDL. Para o diagnóstico desta última os critérios de inclusão são discrepância entre o nível linguístico e o Q.I. não verbal, história familiar de dificuldades de desenvolvimento da linguagem ou dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita e, existência de sinais ligeiros de disfunção cerebral. As PEDL estão divididas em subtipos que especificam o tipo de dificuldades apresentadas.

    Foto MONICA ADAMCZYK
    Foto MONICA ADAMCZYK
    A partir dos 7 anos de idade, uma vez findo o desenvolvimento linguístico, a distinção anteriormente explorada fica sem efeito, convergindo os casos de atraso e os de desvio das competências linguísticas, numa única nomenclatura: Perturbações da Comunicação.

    O diagnóstico não deve ser recebido como um rótulo mas sim como uma ferramenta útil no esclarecimento das alterações verificadas para que em equipa, o Terapeuta da Fala e aqueles com maior proximidade e contacto com a criança como os pais e os educadores, possam ajudar a criança a superar essas dificuldades.

    As alterações do desenvolvimento da linguagem podem dever-se a um meio desestruturante ou pouco estimulante, a alterações do próprio organismo que limitam a recepção do estímulo ou que afectam o desenvolvimento global da criança.

    Segundo Walker & Panosha (2006) “O desenvolvimento da linguagem e da fala é um indicador útil do desenvolvimento global da criança e da sua capacidade cognitiva e, está relacionado com o sucesso escolar.”

    A intervenção será tanto mais eficiente quanto mais precocemente forem detectadas as dificuldades.

    Dada a importância e pertinência do tema, este voltará a ser abordado numa próxima edição do ornal “A Voz de Ermesinde”. Deixamos em aberto a possibilidade de os nossos leitores nos enviarem questões sobre este ou outro assunto que queiram ver desenvolvidas na nossa coluna. Assim sendo, teremos a possibilidade de atendermos às realidades mais específicas e de contribuirmos para um melhor esclarecimento de pais e professores.

    Para o efeito, podem contactar-nos através do email: geral@elisabetepinto.com ou escrever para o Fórum que se encontra no site: www.avozdeermesinde.com.

    Por: Elisabete Pinto

    com: Rita Regêncio*

    (*) Terapeuta da fala.

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.