Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2021
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2009

    SECÇÃO: Cultura


    Cantar as Janeiras e os Reis

    Foto LUÍS LAGE
    Foto LUÍS LAGE
    A tradição de cantar as Janeiras é muito antiga, talvez do tempo dos Romanos, que festejavam o deus Jano, «porteiro do Olimpo, o senhor das entradas, que podia proporcionar um ano venturoso». Daí o ser hábito desejarmos “Boas entradas!”.

    Em todo o País se cantam as Janeiras, utilizando músicas locais e quadras simples que se vão adaptando em função das circunstâncias.

    Já o canto dos Reis não é igual em todo o País, na maioria das terras os grupos são os mesmos e o reportório também, mas parece que não foi sempre assim. Ainda hoje, na Vidigueira, terra alentejana, «o canto dos Reis é um canto de homens». Aos moços e mulheres, ficam-lhes reservadas as Janeiras, «temas mais ligeiros feitos de quadras soltas, sem sequência, todas em redor da riqueza e distinção do proprietário da casa ao qual eram dedicadas as modas, com desejos de fartura para repartir com os pobres» (Manuel dos Reis).

    Ainda segundo Manuel dos Reis, no canto dos Reis há um alinhamento de inspiração religiosa e no fim é que se desejam as Boas Festas.

    Em Ermesinde também se celebrava a tradição das Janeiras, e nos últimos anos esta tem vindo a ser revivida, e particular pelos grupos de música popular e orfeão da AACE.

    Desses cantos deixamos aqui algumas imagens.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ

    Vimos cantar as Janeiras

    Boas festas desejar

    Que tenha muita saúde

    No ano qu'está a entrar

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.