Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2006

    SECÇÃO: Cultura


    AACE organizou uma inesquecível Festa de Verão

    Fotos MIGUEL BARROS
    Fotos MIGUEL BARROS
    Com a época de Verão a “bater à porta”, a Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) levou a efeito mais uma edição da sua habitual, e já tradicional, Festa de Verão. O evento realizou--se a 9 de Junho passado e teve uma vez mais lugar na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde que registou um número bastante considerável de público. AACE que ofereceu então aos presentes um grandioso espectáculo de música e de teatro protagonizado pelas suas cinco valências.

    Os primeiros a subir ao palco foram os pequenos cantores do Coral Infanto/Juvenil, que sob a orientação da professora Lígia Castro brindaram assistência com um naipe de temas de grande beleza musical, casos de Go tell it on the mountain, It’s me, oh Lord, Kumba ya, ou Nje Ka ti.

    Seguiu-se a não menos brilhante actuação do Grupo de Fados, com as encantadoras vozes de Maria Helena, Clotilde Sá e António Reis acompanhadas pela guitarra de Acácio Gomes e da viola do próprio António Reis a maravilharem a plateia. A primeira parte do espectáculo terminou da melhor maneira com a actuação do Orfeão Sénior da AACE que sob a batuta do maestro Sérgio Nery interpretou, entre outros, temas de Villa Lobos, nomeadamente Um Canto que Saiu das Senzalas e Regozijo de uma Raça, e de Haendel, Dona Nobis Pacem.

    Após uma pausa de breves minutos foi a vez do Grupo de Teatro “Casca de Nós” subir ao palco para levar à cena uma obra de Gil Vicente, mais precisamente O Velho da Horta. Uma peça onde esteve bem patente a visão crítica e ao mesmo tempo deveras divertida que caracteriza a obra daquele a quem chamam de pai do teatro português.

    foto
    A concluir este agradável serão esteve o Grupo de Música Tradicional Portuguesa – aliás muito aclamado na hora de subir ao palco –, tendo então interpretado alguns temas já muito conhecidos e apreciados pelo público ermesindense, casos de A Minha Saia Velhinha, Senhor da Pedra, e claro, O Zé, tema este que não constava do programa inicial do grupo mas que, devido aos inúmeros pedidos da assistência, acabou por ser incluído na festa.

    Ainda antes de serem escutados os acordes de O Zé, o presidente da AACE, Domingos Lima, aproveitou a oportunidade para agradecer a diversas entidades e personalidades – entre as quais figurou o nome da directora do nosso jornal, arquitecta Fernanda Lage – da Cidade de Ermesinde, e do concelho de Valongo em geral, pelo apoio dado em todas as iniciativas que são levadas a cabo pela associação. A ocasião foi igualmente aproveitada pelo presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Artur Pais, para presentear a AACE com a bandeira da freguesia, de modo a que o nome e as cores da cidade estejam sempre na companhia da associação em todos os lugares em que esta esteja presente, como fez questão de frisar o autarca. Em suma, esta foi mais uma noite com a “assinatura” da AACE para mais tarde recordar.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].