Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Sexualidade juvenil em foco na Secundária de Ermesinde

    No âmbito do Projecto Sexualidade em Meio Escolar, realizou-se na Escola Secundária de Ermesinde, no passado dia 16 de Maio, uma Gincana de Sexualidade. Esta foi uma iniciativa dos alunos do 4º ano da Escola Superior de Enfermagem de S. João, que com este trabalho procuraram transmitir aos alunos dos 7º. 8º, e 9º anos da escola ermesindense explicações e conselhos sobre a temática da sexualidade.

    foto
    A sexualidade é por norma um assunto incomodo no seio da nossa sociedade. Não é fácil dialogar abertamente sobre este tema, e muito menos fácil é a comunicação entre pais e filhos sobre o assunto, quer pelo facto de por vezes haver algum constrangimento das duas partes em abordar o tema, quer pelo simples facto da grande maioria dos pais não estarem preparados para elucidar e aconselhar correctamente os seus filhos sobre esta temática.

    Perante este cenário torna-se imperial colocar a seguinte questão: como é que os jovens vão aprender a lidar com a sexualidade? É aqui que entram as escolas, como parte fundamental na formação dos jovens adolescentes.

    É nesse contexto que está já em curso, em vários estabelecimentos de ensino nacionais, o Projecto Sexualidade em Meio Escolar, onde os professores, com a ajuda de Técnicos de Saúde, abordam esta temática com os alunos.

    Fotos ESE
    Fotos ESE
    Foi precisamente no âmbito deste projecto que um grupo de alunos do 4º ano da Escola Superior de Enfermagem de S. João (ESESJ) levou a cabo uma sessão de formação para com os alunos dos 7º, 8º, e 9º anos da Escola Secundária de Ermesinde (ESE) denominada de Gincana de Sexualidade. Segundo Ângela Andrade, uma das responsáveis pelo projecto de Educação Sexual no estabelecimento de ensino ermesindense, esta iniciativa foi um sucesso. «Os nossos alunos gostaram imenso desta ideia, pois para além de aprenderem, e exclarecerem dúvidas, sobre o tema da sexualidade, puderam divertir-se com alguns dos jogos que faziam parte desta Gincana. Foi um trabalho espectacular dos alunos da ESESJ, que trabalharam muito bem este tema junto da nossa comunidade escolar».

    Assim, junto dos alunos das turmas do 7ºano foi desenvolvida uma sessão de formação que abordava aspectos da parte psicológica e afectiva da sexualidade. Foram ainda dados alguns conselhos de como os rapazes e as raparigas se devem relacionar entre si nestas idades. Junto dos alunos dos 8º e 9º anos foram debatidos temas como as doenças sexualmente transmissíveis ou o uso de métodos anticoncepcionais. Após esta parte teórica, se assim a podemos chamar, deu-se então início à Gincana de Sexualidade, com uma série de jogos pedagógicos onde os alunos puderam pôr em prática os conhecimentos adquiridos na sessão de formação. «Este trabalho dos alunos da ESESJ foi muito importante para a educação sexual dos nossos miúdos. Não nos podemos esquecer que estamos a falar de adolescentes, com 12, 13, ou 14 anos, ou seja, idades em que eles estão a despertar para o seu corpo, para o relacionamento com o outro. Costuma-se dizer que é a idade das hormonas andarem aos saltos. No entanto, esta é também a altura de aprenderem a dominar os seus sentimentos, de treinar competências para que tudo o que façam seja feito de forma responsável e saudável. Convém salientar que, e apesar de termos abordado as doenças sexualmente transmissíveis, que é um dos aspectos que tem a ver com os comportamentos de risco, a ideia não é passar uma imagem negativa da sexualidade, pois na verdade ela faz parte de cada um de nós desde que nascemos, é um mundo que não devemos pensar na negativa, antes pelo contrário. Agora, o que eles têm de ter consciência são os riscos que existem, para depois tomarem uma opção consciente e saudável que não ponha em risco quer as suas vidas, quer a dos seus parceiros», sublinhou Ângela Andrade.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].