Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2005

    SECÇÃO: Local


    História de um processo de interesse público na zona histórica de Ermesinde

    Pavimentação da Travessa de Portocarreiro

    Fotos: MANUEL VALDREZ
    Fotos: MANUEL VALDREZ
    Com adjudicatório (entregue em praça ou por licitação) à “SINOP - Construções de António Moreira dos Santos, AS”, pela Câmara Municipal de Valongo, no prazo de 60 dias, esta pavimentação começou em fins de Outubro do ano transacto e terminou em meados de Janeiro do ano corrente, sob a fiscalização do Departamento de Obras Municipais e Transportes - Divisão de Vias e Arruamentos de Valongo, ficando realizada a empreitada ainda antes da data prevista.

    REQUALIFICAÇÃO

    DESTA VIA

    - PORTOCARREIRO

    Após a criação do jardim público pela Câmara Municipal, e respectivo parque de estacionamento, há dois anos (em Março de 2003), ao florescer da Primavera, na qualidade de um artigo autarca e actual Administração de um dos prédios vizinhos, conhecedor e reivindicador de uma das mais antigas aspirações dos ermesindenses desta zona histórica, publicámos in “A Voz de Ermesinde” um primeiro trabalho sobre a petição deste local de lazer.

    foto
    Como conclusão deste trabalho, augurávamos (em revelação de acontecimentos futuros) que esta zona de Portocarreiro - uma das mais antigas de Ermesinde - fosse requalificada (do Latim re + quale + fic = radical do verbo facere), isto é, tal e qual se fizesse restaurada e se tornasse enobrecida, devido às suas qualidades de antiguidade, com um novo deleitamento e com o arranjo dos passeios em cantaria e pedra miúda.

    Levou o seu tempo, mas graças aos esforços do senhor presidente da Câmara Dr. Fernando Melo, em união com os seus colaboradores, por imperativo (expressão de um desejo) dos moradores desta zona de Ermesinde, há mais de 15 anos, a obra foi bem conseguida, com a guia dos passeios em cantaria e o arruamento em pedra miúda na vez de cimento, acrescida de novas caixas de saneamento e reconstrução dos espaços de estacionamento, rematada com o asfaltamento (massa betuminosa) da via e respectiva sinalização.

    A UTILIDADE

    DA TRAVESSA

    foto
    DE PORTOCARREIRO

    Valeu a pena requalificá-la, por este antigo carreiro - muito anterior à transversal do caminho de ferro - a ligar a primitiva Travessa da Rua de Portocarreiro (caminho estreito para carros de bois e de cavalos em direcção à Cidade do Porto), dar origem a uma das mais movimentadas vias de Ermesinde, servindo de uma das principais entradas e/ou saídas da vasta localidade da Gandra.

    Além do mais, esta Travessa de Portocarreiro, com novas moradias e uma praceta com blocos residenciais, comporta uma clínica médico-cirúrgica (“Clinigandra”) e uma academia de ensino particular, com berçário, jardim de infância e 1º Ciclo de Ensino Básico, sendo este inaugurado pelo Dr. Fernando Melo em 1998/99.

    Bem merecia um jardim público, com local de lazer, e foi o que aconteceu num sítio, em frente à clínica e academia de ensino particular, onde iria levantar-se um enorme bloco residencial (chegou a estar licenciado), em detrimento da qualidade de vida desta zona, sem um espaço verde.

    Mas, por vontade dos moradores, surgiu um acolhedor jardim, a expensas da Câmara Municipal.

    A IMPORTÂNCIA

    DE UMA NOVA

    SINALIZAÇÃO

    No gaveto desta Travessa de Portocarreiro com a Rua Rodrigues de Freitas, vinda esta do Alto da Maia para o centro de Ermesinde e Travagem (antiga EN 105) em direcção à Maia, a Santo Tirso e Paços de Ferreira - a maior rua da Cidade de Ermesinde -, foi demarcado um stop (paragem dos carros antes de novamente acelerarem) e muito bem, para prevenir os muitos choques das viaturas que por aqui se dão.

    À guisa de corolário (dedução imediata duma verdade demonstrada), como a cereja no bolo da requalificação desta Travessa de Portocarreiro, na sua entrada ou saída de viaturas, o ideal seria a colocação de lombas limitadoras de velocidade na Rua Rodrigues de Freitas ou semáforos intermitentes, à semelhança da Avenida D. Afonso Henriques (aqui próxima, em Águas Santas, antes ou depois da perigosa curva sob a Ponte “Capitão” do caminho-de-ferro, por ser um ponto de variados e mortais acidentes - o último dos quais há pouco tempo, junto das tão faladas escadinhas da Travessa de Ermesinde, na antiga paragem dos carros eléctricos.

    Assim se moderava a velocidade dos condutores imprudentes, visto nas proximidades haver uma escola, bem como se dava mais segurança aos transeuntes (peões e viaturas) desta reconstruída e remoçada (com aspecto de nova) Travessa de Portocarreiro.

    Por: LUÍS GOUVEIA*

    *Luís Gouveia é antigo membro da Assembleia de Freguesia de Ermesinde (1993-1997).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].