Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2005

    SECÇÃO: Local


    Rotary Club de Ermesinde organiza sarau de beneficência

    O Fórum Cultural de Ermesinde encheu para receber o tradicional sarau de beneficência organizado pelo Rotary Club de Ermesinde. Em causa estava a angariação de fundos para o aumento do número de cadeiras de rodas e de camas articuladas gerido pelos rotários da cidade e que conta com a colaboração do Centro Social de Ermesinde.

    foto

    À semelhança do que acontece todos os anos, o Rotary Club de Ermesinde organizou, no passado dia 25 de Fevereiro, um espectáculo musical com o intuito de angariar fundos para a aquisição de cadeiras de rodas e camas articuladas destinadas a servir pessoas necessitadas portadoras de dificuldades económicas. O Fórum Cultural foi pequeno demais para acolher tanta gente que não quis perder a oportunidade de contribuir para uma causa tão nobre quanto esta e que vai ganhando já uma notória tradição na nossa cidade. Os presentes puderam então assistir a um grandioso espectáculo musical protagonizado pelo Grupo Coral da Justiça do Porto, que trouxe até Ermesinde três das suas componentes musicais.

    Fotos Manuel Valdrez
    Fotos Manuel Valdrez

    Assim, na primeira parte o espectáculo foi abrilhantado pelo Grupo Instrumental do Coral da Justiça que ofereceu ao público algumas melodias de compositores como Bach, Chopin, ou Frederico de Freitas. Para a segunda parte subiu ao palco o Coro do Coral da Justiça que interpretou temas da autoria de Bethoven, Verdi, bem como dos portugueses Lopes Graça e Mário Sampaio Ribeiro. Após um breve intervalo seguiu-se a já habitual presença neste tipo de eventos do Grupo de Cavaquinhos da Associação Académica de Ermesinde que, mais uma vez, presenteou o público ermesindense com um leque de alegres e mexidas canções de raiz popular portuguesa. A noite findou com nova actuação do Grupo Coral da Justiça, desta vez com a sua componente de Danças e Cantares Tradicionais. No final do espectáculo, o presidente do Rotary Club de Ermesinde, José Neves, agradeceu a importante e massiva contribuição de todos os presentes neste sarau de beneficência, já que permitiu que o número do banco de cadeiras de rodas e camas articuladas do Rotary aumentasse para 11.

    Refira-se como curiosidade que este evento teve um sabor muito especial, não só pelo significado que tem já junto da comunidade de Ermesinde, mas também porque este ano se comemora, a nível mundial, o centenário do movimento Rotary. Hoje em dia o número de rotários existentes no planeta ultrapassa o milhão, em cerca de 165 países, que sob o lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si” vão ajudando a minorar as dificuldades das pessoas mais necessitadas. Foi no âmbito destas comemorações que José Neves presenteou a Câmara Municipal de Valongo, na pessoa de Carlos Teixeira, com o busto de Paul Harris, precisamente o homem que, há 100 anos atrás, na cidade norte americana de Chicago, fundou este movimento de solidariedade, amizade e ajuda.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].