Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-06-2025
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2025

    SECÇÃO: Local


    Dia do Agrupamento das Escolas de Ermesinde

    Comunidade escolar promoveu atividades para todos os gostos

    foto
    O Dia do Agrupamento, celebrado ao longo de todo o dia 9 de abril, ofereceu uma programação vasta e diversificada, envolvendo alunos, professores e outros elementos da comunidade educativa numa verdadeira festa do saber, da cultura e da convivência.

    As atividades tiveram início logo de manhã, com a marcação de presenças nas salas de aula e, em seguida, com a cerimónia de hastear da bandeira da Associação de Estudantes, junto à portaria, dinamizada pelo professor Fernando Queirós e um grupo de alunos. Também de manhã houve acesso à Sala Aberta com a Exposição do DCV, e começaram os primeiros momentos de dança, no palco exterior do Bloco A, sob a coordenação dos professores do GGO e de Serafim Gadelho.

    Durante toda a manhã, o átrio exterior do Bloco A acolheu a construção de um mural alusivo aos Direitos Humanos e à Paz, coordenado pela professora Alice Sanches. Simultaneamente, decorreram atividades práticas em várias áreas, como o Suporte Básico de Vida, dinamizado pelo grupo 520 e PES em diferentes laboratórios. A geografia também esteve presente com o projeto Espaço GEO, a cargo da professora Elisabete Pinto, e a biologia e geologia marcaram presença com projetos como a “Missão 100 Plantas” (professores Alexandra Ferreira, Andreia Dias e Carlos Dias) e a Biblioteca Humana, organizada pelo professor Joaquim Sousa.

    foto
    Houve ainda lugar para competições de xadrez, e uma sessão de poesia promovida pelo Serviço de Bibliotecas (da responsabilidade da professora Júlia Correia). Foi convidado para o efeito o grupo ÁgoraTeatro, da Universidade Sénior de Ermesinde, com quem há uma parceria, que declamou poemas sob a temática da depressão. O grupo é coordenado pela docente Benvinda Moreira e acompanhou-o o presidente da Direção da Agorárte. Na assistência, a turma do 11° ano de Artes que participou no debate sobre um assunto tão pertinente como este.

    Um momento simbólico foi o hastear da bandeira do Programa EADH, relacionado com os Direitos Humanos e a Amnistia Internacional, dinamizado por várias docentes e alunos.

    foto
    A tarde foi marcada, também, por grande dinamismo, com destaque para um flash mob às 15h e um conjunto diversificado de atividades, desde o workshop de crepes, karaoke, feira medieval, exposições, clubes temáticos, laboratórios abertos e o projeto “Acolher”. Iniciativas ligadas à sustentabilidade, como o E2OV – Repair Café, o cantinho das aromáticas e o geocaching com recolha de plásticos, também marcaram presença. A música chegou com a “Páscoa Musical”, e o desporto com o Gira-Volei. Foi um dia de celebração da Escola como espaço de aprendizagem, criatividade e cidadania, vivido com entusiasmo por toda a comunidade educativa.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].