Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2025
Jornal Online

SECÇÃO: História


foto
REFLEXÕES SOBRE ERMESINDE (1)

Caracterização e origem de S. Lourenço d’Asmes / Ermesinde

Uma planície extensa, terra praticamente plana – com pequenas elevações aqui ou ali (toda com uma elevação máxima da água do mar de cerca de 150 metros) – numa grande extensão, demarcada a Nascente pelas serras de Valongo e da Agrela, com um rio principal com bastante água, mas não navegável, o qual rio Leça que atravessa pelo meio a cidade, e irriga abundantemente os seus campos, e uma série de pequenos ribeiros afluentes do rio Leça (Asmes, Agras e Balsinha), e outro rio mais pequeno que nasce nesta terra e vai desaguar ao rio Douro, que é o rio Tinto, o que, associado ao clima ameno, lhe dá enorme fertilidade. Tais características foram aproveitadas pelo homem, que por aqui se fixou muito antes da nacionalidade. Ao longo do rio e dos ribeiros algumas espécies arbóreas mais comuns eram: Amieiros, Choupos, Salgueiros, Carvalho, Sobreiro, Ligustro, Sabugueiro, Acácia, Bordo, Plátanos e Ulmeiros, com uma ou outra mancha florestal mas não muito grande.

foto
Durante séculos, o rio Leça teve águas límpidas e forneceu à população água e peixe (trutas, bogas, escalos e enguias) e a pequenada banhava-se nelas nos dias de estiagem, e já agora, por curiosidade, foi no lugar da ponte das tábuas que eu e alguns amigos aprendemos a nadar (foto 1). As lavadeiras ganhavam a vida nas suas águas, as quais no rio Balsinha quase na confluência com o rio Leça, na represa que existia, estavam sempre muitas mulheres a lavar roupa. Nas margens destes rios e ribeiros multiplicavam-se os moinhos, cujos moleiros disputavam com os lavradores a água das regas. Todas estas terras repletas de milheirais.

foto
Terão sempre existido nesta região pessoas, que aqui se fixaram e que daqui nunca saíram, apesar das diversas adversidades. Segundo diversos autores, a origem de S. Lourenço d’Asmes parece ter sido junto ao ribeiro de Asmes (também conhecido por ribeiro de Sonhos), afluente da margem esquerda do rio Leça, e cujos campos eram bastante férteis. No entanto, com a Reconquista Cristã, e a pacificação ter-se-ia repovoado e colonizado esta zona, rica pela fertilidade do seu terreno, e próxima da cidade do Porto, onde, rapidamente, poderiam ser colocados os seus excedentes agrícolas. O registo mais antigo que existe sobre esta localidade é de 5 de outubro de 944, encontra-se num texto no “Livro Preto da Universidade de Coimbra”, “Carta testamenti”, transcrição número 526, página 704, e já publicado por outro autor.

Toda esta região, só ficou completamente livre dos conflitos inerentes à Reconquista Cristã, no século XI, e, portanto, só a partir daí é que de novo a aldeia foi renascendo, feita de gente que veio trabalhar os campos de Asmes e do Leça, para entregar a

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

Por: Carlos Marques

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].