ENCONTRO DE CULTURAS (4)
O tempo das cerejeiras floridas no Japão
Este é o tempo das Cerejeiras (Sakura) floridas (Hanami) do Japão. Do fim de março ao princípio de maio as cerejeiras (e também ameixieiras) florescem em todo o Japão. É um acontecimento nacional anunciado pela Agência Meteorológica Japonesa e outras Agências, com cobertura diária dos “mass media” nacionais, que vão dizendo em cada dia em que ponto ou lugar estão as cerejeiras a florir, começando pelo sul, na ilha de Okinawa e terminando, no norte, em Hokkaido, num percurso de cerca de 5 000 Km. Geralmente aguentam uma ou duas semanas, consoante o tempo favorável ou não.
 |
Deste modo, os japoneses, amigos e amantes da natureza, preparam bons pratos culinários, onde podem entrar as têmporas e arroz de raiz de bambu e outras especialidades típicas da estação e transportando mantas e farnéis (Obento), fazem grandes piqueniques debaixo das Cerejeiras, onde se bebe o famoso saquê (vinho de arroz). Em várias partes do Japão, desde Okinawa, passando por Osaka, Kyoto, Tóquio até Hokkaido, no norte, fazem lanternas de papel, que colocam nas Cerejeiras floridas à noite (yozakura) para iluminarem o Hanami.
Uma particularidade destas cerejeiras floridas e belíssimas é que não dão cerejas. É só espetáculo visual, cujas pétalas caem ao chão ou são levadas pelo vento. Há japoneses que dizem que o Hanami é como o espírito japonês, fervoroso e apaixonado, no momento, mas que depois se esvai, quando tocado pelo vento; como se interroga o poeta:
Nos dias de primavera, quando a luz tranquila envolve as quatro direções, porquê as flores se espalham, esvaindo os corações?
Este espetáculo visual das cerejeiras (Hanami) é aproveitado pela arte poética japonesa com belos poemas sobre as flores da cerejeira, na primavera, denominados haiku ou
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF
Por:
P. Domingos Areais
|