Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Local


Escola Secundária de Ermesinde comemora o Dia Internacional da Mulher

DULCI FERREIRA APRESENTA O LIVRO "BEIJOS, MIMOS E OUTROS ACONCHEGOS"
DULCI FERREIRA APRESENTA O LIVRO "BEIJOS, MIMOS E OUTROS ACONCHEGOS"
No passado dia 8 de março, o Agrupamento de Escolas de Ermesinde resolveu celebrar o Dia Internacional da Mulher com uma interessantíssima sessão poético-musical que decorreu no Auditório da Escola Secundária de Ermesinde.

Participaram alunos, professores, funcionárias do Agrupamento, sobretudo com a leitura de poemas relacionados com a Mulher. Um dos momentos altos da Sessão foi a apresentação do livro “Beijos, mimos e outros aconchegos”, pela autora Dulci Ferreira, que, propositadamente, veio de Castro Daire e, na sua intervenção, revelou a importância da mulher, que não é inferior ao homem em nenhum aspeto.

Os “Jograis do Leça”, valência da Agorárte - associação cultural e artística de Ermesinde, coordenados pelo Dr. Manuel Friães, foi o grupo convidado, que, em vários momentos, animou aquela manhã. Na sua primeira atuação, interpretou o poema “Raquel”, de Luís de Camões, “Verdes são os campos” (cantando) e “Aos olhos de Helena”, também de Luís de Camões. Num segundo momento, os “Jograis do Leça” trouxeram novamente à sessão, Camões, com “Endechas a Bárbara Escrava”, “Já não fugia a bela Ninfa”, “Romance Tradicional da Bela Infanta” e “Quem ora soubesse”. No final, os “Jograis do Leça”, brindaram os presentes com o cante tradicional alentejano, “vou-me embora vou partir”!

Foi uma sessão poético-musical muito agradável, e muito bem conduzida pela dupla de docentes, Alice Sanches e Fátima Ribeiro. Entre os presentes, destaque-se a Prof.ª Paula Teles da Direção. A Mulher e a Poesia foram as rainhas deste Encontro Cultural, em que participaram alunos do 10º I, 10º J, 12º DCG e 12º EM. Desta última turma, é o aluno Sérgio, que interpretou a solo “Para os braços da minha mãe”, que acabou por pôr todos a cantar esta canção de Pedro Abrunhosa, proporcionando um momento de alguma emoção pela saudade desse mimo materno.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].