Escola Secundária de Ermesinde comemora o Dia Internacional da Mulher
 |
DULCI FERREIRA APRESENTA O LIVRO "BEIJOS, MIMOS E OUTROS ACONCHEGOS" |
No passado dia 8 de março, o Agrupamento de Escolas de Ermesinde resolveu celebrar o Dia Internacional da Mulher com uma interessantíssima sessão poético-musical que decorreu no Auditório da Escola Secundária de Ermesinde.
Participaram alunos, professores, funcionárias do Agrupamento, sobretudo com a leitura de poemas relacionados com a Mulher. Um dos momentos altos da Sessão foi a apresentação do livro “Beijos, mimos e outros aconchegos”, pela autora Dulci Ferreira, que, propositadamente, veio de Castro Daire e, na sua intervenção, revelou a importância da mulher, que não é inferior ao homem em nenhum aspeto.
Os “Jograis do Leça”, valência da Agorárte - associação cultural e artística de Ermesinde, coordenados pelo Dr. Manuel Friães, foi o grupo convidado, que, em vários momentos, animou aquela manhã. Na sua primeira atuação, interpretou o poema “Raquel”, de Luís de Camões, “Verdes são os campos” (cantando) e “Aos olhos de Helena”, também de Luís de Camões. Num segundo momento, os “Jograis do Leça” trouxeram novamente à sessão, Camões, com “Endechas a Bárbara Escrava”, “Já não fugia a bela Ninfa”, “Romance Tradicional da Bela Infanta” e “Quem ora soubesse”. No final, os “Jograis do Leça”, brindaram os presentes com o cante tradicional alentejano, “vou-me embora vou partir”!
Foi uma sessão poético-musical muito agradável, e muito bem conduzida pela dupla de docentes, Alice Sanches e Fátima Ribeiro. Entre os presentes, destaque-se a Prof.ª Paula Teles da Direção. A Mulher e a Poesia foram as rainhas deste Encontro Cultural, em que participaram alunos do 10º I, 10º J, 12º DCG e 12º EM. Desta última turma, é o aluno Sérgio, que interpretou a solo “Para os braços da minha mãe”, que acabou por pôr todos a cantar esta canção de Pedro Abrunhosa, proporcionando um momento de alguma emoção pela saudade desse mimo materno.
|