Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Destaque


Encontro Nacional da Imprensa Local e Regional

A imprensa local e regional viu a sua importância reforçada como meio de comunicação de proximidade, no Encontro Nacional realizado no Centro da Juventude em Braga, nos dias 15 e 16 de março, promovido e organizado pela ANIR – Associação Nacional da Imprensa Regional.

O SECRETÁRIO DE ESTADO, CARLOS AMORIM, DURANTE A SUA INTERVENÇÃO
O SECRETÁRIO DE ESTADO, CARLOS AMORIM, DURANTE A SUA INTERVENÇÃO
À volta de duas centenas de representantes de jornais de todo o país, nos quais se incluiu também o nosso jornal, participaram no evento, onde houve a oportunidade de ouvir e questionar personalidades políticas com ligação ao setor, bem como deputados de diversas forças políticas com assento na Assembleia da República, já no segundo dia.

O evento teve como objetivo debater temas fundamentais, como “A contribuição para a construção do Portugal democrático” e “A revitalização e sustentabilidade” da imprensa.

A sessão de abertura contou com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da Direção da ANIR, Eduardo Costa. Seguiu-se a participação de Carlos Abreu Amorim, secretário de Estado responsável pela tutela da Comunicação Social, que abordou as políticas públicas para o setor, que a queda do governo prejudicou, mas que ele afiançou deixar na pasta de transição.

Os discursos, em geral, convergiram na necessidade de revitalizar e consolidar a imprensa local e regional, defendendo o investimento público como forma de assegurar a Democracia e a Cidadania, além de combater a desinformação e as “fake news”, que se têm tornado uma preocupação crescente. Foi destacada a importância de uma imprensa local forte nos concelhos e regiões, uma vez que esta é a única capaz de fornecer uma informação de proximidade que nenhum outro meio consegue oferecer.

No segundo dia do encontro, deputados e representantes dos partidos discutiram as políticas públicas para a comunicação social, destacando a necessidade de uma maior regulação e de um apoio mais efetivo à imprensa.

Inês Corte-Real, do PAN, sublinhou a importância dos jornais locais, referindo que desempenham um papel fundamental como repositório da história e da memória das comunidades, sendo, por isso, insubstituíveis.

Jorge Pinto, deputado do Livre, na resposta colocada pelo nosso diretor, acerca da criação de instrumentos financeiros pelo governo, para digitalizar os jornais regionais e locais que fazem a história de tantas terras, país fora, não só concordou com esta proposta como a reforçou dizendo que, em seu entender, deveria ser criada uma hemeroteca nacional, como já se fez para Lisboa.

O tema da imprensa de proximidade foi igualmente abordado pelo candidato à Presidência da República, Luís Marques Mendes, que interveio no 2.º dia, ao princípio da tarde. Recordando o seu papel enquanto secretário de Estado da Comunicação Social, altura em que foi responsável pela criação do Estatuto da Imprensa Regional, alertou para a preocupante situação atual, em que muitos concelhos do país já não têm qualquer jornal impresso.

Efetivamente, muitos dos oradores convidados confluíram no preocupante fenómeno dos “desertos de notícias”, que já afetam cerca de uma centena de concelhos, dos quais mais de metade não possuem qualquer jornal impresso, situação que urge combater.

RECONHECIMENTO AO NOSSO JORNAL

ENTREGA DA DISTINÇÃO CONCEDIDA AO NOSSO JORNAL
ENTREGA DA DISTINÇÃO CONCEDIDA AO NOSSO JORNAL
No primeiro dia do Encontro Nacional da Imprensa Local e Regional, organizado pela ANIR– Associação Nacional da Imprensa Regional, um dos momentos mais marcantes da sessão, foi a homenagem prestada a esta imprensa, destacando-se o reconhecimento ao jornal A Voz de Ermesinde.

Esta distinção foi atribuída pelo seu contributo na construção do Portugal democrático, pelo serviço público que tem desempenhado e continuará a desempenhar, e pelo seu papel fundamental como órgão de informação de proximidade, assegurando às comunidades locais o direito de informar, ser informado e procurar informação.

O reconhecimento foi entregue ao diretor do jornal pela Comissária Executiva para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Prof. Dr.ª Maria Inácia Rezola, e pelo presidente da Direção da ANIR, Eduardo Costa, contando ainda com a assinatura dos membros da direção da associação.

Para A Voz de Ermesinde, esta distinção é motivo de orgulho e reflete o trabalho desenvolvido. Entre 30 de abril de 2024 e o próximo 30 de abril de 2025, o jornal publicará um total de 13 artigos dedicados à Revolução do 25 de Abril de 1974, os quais serão remetidos à Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

RECONHECIMENTO AO NOSSO JORNAL POR PARTE DA ANIR
RECONHECIMENTO AO NOSSO JORNAL POR PARTE DA ANIR
.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].