Estigma do género
Parte da sociedade desconhece as novas formas de performance e nuances de género, omitindo a sua existência apenas pelo facto de ser divergente da norma, chegando mesmo a julgar, oprimir e criticar. Essa ampla gama de reações sociais quanto a outras formas de género é também traduzida na atuação do sistema penal. Todavia, partindo-se das reflexões levantadas pelas várias convenções que inspiram o texto legal é possível chegar a um objetivo de combate à violência de género. Embora o sistema penal tenha muito para evoluir, procura estar apto a lidar com as particularidades da comunidade transgénera, elaborar novos projetos e textos normativos, bem como posições doutrinárias e jurisprudenciais inovadoras, mecanismos que iriam representar a primordial abertura do espaço onde
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
Íris Pinto*
*Psicóloga
|