UMA QUESTÃO DE SAÚDE
Sabe o que são conjuntivites?
No seguimento do tema do mês passado, vimos agora abordar uma das patologias oculares mais comuns. É quase certo que já tenha sentido ou, pelo menos, ouvido falar em conjuntivite. Mas sabe o que é?
Então, conjuntivite diz respeito a uma inflamação da conjuntiva que, por sua vez, é uma membrana muito fina e transparente que reveste a superfície da córnea e a parte interior das pálpebras, protegendo-as de substâncias estranhas.
A inflamação pode ser provocada por vírus, bactérias, fungos, fumos, entre outros. Assim, podem assumir-se três grandes grupos de conjuntivites, tendo em conta a sua causa:
- Conjuntivite Alérgica
Trata-se do tipo mais comum de conjuntivite e ocorre após a exposição a alergénios como pólenes, pelos de animais ou ácaros. Costuma afetar os dois olhos, ser particularmente comum na primavera e não é contagiosa. Os sintomas costumam ser olho vermelho, secreção aquosa, desconforto ou sensação de corpo estranho no olho, lacrimejo e prurido ocular (comichão). O tratamento passa por evicção do agente causal, compressas frias, lágrimas artificiais e anti-histamínico em colírio.
- Conjuntivite Infeciosa
Pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias, sendo os vírus e bactérias os mais comuns. Muitos dos sintomas são semelhantes aos
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
*Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos
*Catarina Rebelo - Médica de Família em Dublin (República da Irlanda)
|