Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 28-02-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Crónicas


CRÓNICA DE UMA VISITA A ANGOLA

O encontro de Deus com os homens gera vida e vida em abundância

Apesar da beleza e da nobreza que o mundo nos apresenta, infelizmente nós estamos num mundo onde o individualismo está a tornar-se o cartão de visita, onde o outro ao invés de ser uma graça, é um incómodo ou uma ameaça, há necessidade de sair de nós mesmos e ir ao encontro dos irmãos, assim como fez Jesus e consequentemente a nossa Mãe Maria. É nesta conformidade que pelas 23h50 do dia 2 de fevereiro, no solo angolano (Luanda) tivemos a graça de acolher a nosso irmão, amigo e professor Pe. Joaquim Domingos da Cunha Areais. Foram sete dias de graça vividos com muita intensidade, entre conferências, apresentação do livro e visita aos doentes. Tivemos uma das maiores conferências no auditório das Irmãs Paulinas, que contou com numerosa presença, com o tema “A História da Salvação permeada na Esperança”. Na paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus tivemos a segunda conferência e a sessão de apresentação do livro e autógrafo da obra “Dos Evangelhos ao Evangelho: uma busca nas fontes bíblicas de Jesus de Nazaré”, estavam presentes algumas centenas de pessoas de vários grupos apostólicos.

No dia 6 de fevereiro tivemos a Santa Missa no Seminário diocesano Santos Mártires de Uganda, presidida pelo nosso irmão Pe. Domingos Areais, que nos falou, por ocorrer nesse dia a memória do martírio de S. Paulo Miki, o primeiro dos mártires japoneses. Posteriormente partimos para a província de Malanje, município de Cacuso, com paragem obrigatória na casa das Irmãs dominicanas de Santa Catarina de Sena, tendo prosseguido a viagem às quedas de Calandula, uma das sete maravilhas de Angola. A terceira conferência e ao mesmo tempo a apresentação da obra “A História de Deus com os Homens e dos Homens com Deus” teve lugar na paróquia da Sé Catedral de Ndalatando.

Já no dia 7 de fevereiro começámos a nossa peregrinação jubilar, passando pelos municípios de Lucela, Samba-Cajú e Camabatela-Ambaca, retornando depois a Ndalatando. De realçar que em Samba-Cajú visitámos o hospital municipal, que homenageia a irmã Ana Maria – “Avó Ngola” – missionária do Bom Pastor, que vive ainda em Ermesinde, nas Irmãs do Bom Pastor. Visitámos os frades menores em Camabatela e a campa do frei Benjamim José Maiato, aí sepultado e que está em processo de canonização.

O PADRE DOMINGOS AREAIS FOI RECEBIDO EM LUANDA POR MUIT AGENTE DE FÉ, NO DIA 3 DE FEVEREIRO
O PADRE DOMINGOS AREAIS FOI RECEBIDO EM LUANDA POR MUIT AGENTE DE FÉ, NO DIA 3 DE FEVEREIRO
No dia 9 de fevereiro, domingo, para nos despedirmos, o Pe. Domingos Areais presidiu à Eucaristia na Sé, repleta de fieis, de maneira sublime e com uma homilia extraordinária, que os fiéis comentaram favoravelmente.

Os formadores e formandos do Seminário Santos Mártires de Uganda agradecem pela vossa presença e pelo vosso jeito de ser: simples e profundo. E eu, em particular, ao receber-vos, querido Padre Areais, remeti-me ao episódio do encontro de nossa mãe Maria com a sua prima Isabel. De facto, foi um encontro de irmão, amigo e didata, pois convosco aprendi que a vida cristã e sacerdotal exige que sejamos discentes e docentes; isto é, aprender com Cristo e ensinar aos irmãos o Cristo crucificado e ressuscitado, aprendemos que a linguagem do amor nunca foi complicada: quando ela é transmitida com devoção e acolhida com fé, gera vida e vida em abundância. Por isso, amigo e irmão Pe. Domingos Areais, mais do que nunca as nossas viagens foram bastante académicas, todas elas em torno de Jesus, mas sobretudo espirituais. Isto me fortaleceu como sacerdote com apenas seis anos de ordenação. Entretanto, pedimos a Deus que continueis assim, num mundo como este, onde os valores cristãos vão decaindo cada vez mais, onde os comentários giram mais em torno dos homens do que de Jesus. Imploramos a Deus que vos conceda força suficiente para que leveis avante a grei, essa grei que o Senhor vos confiou.

Portanto, que Jesus Bom Pastor vos abençoe a vós e a todos os paroquianos e familiares, são os meus votos.

Ndalatando, 10 de fevereiro de 2025

Fraternamente

Pe. José Miguel Francisco “Bau”

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].