Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 28-02-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Local


1.ª edição do Orçamento Participativo Sénior teve início em Ermesinde

O MOMENTO DE VOTAS AS DEZENAS DE PROPOSTAS QUE SURGIRAM NO 1.º ENCONTRO EM ERMESINDE
O MOMENTO DE VOTAS AS DEZENAS DE PROPOSTAS QUE SURGIRAM NO 1.º ENCONTRO EM ERMESINDE
Arrancou na tarde do passado dia 10 de fevereiro, no Fórum Cultural de Ermesinde, o Orçamento Participativo Sénior do Concelho de Valongo.

Mais de uma centena de seniores da nossa cidade quiseram participar no evento, que foi explicado pelo presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, como sendo uma forma de envolver os munícipes seniores nos processos de decisão de assuntos que vão ao encontro das suas vontades, anseios e necessidades. O Orçamento Participativo Sénior, disse o presidente, pretende a participação democrática destes munícipes que têm uma sabedoria que vem da experiência, pois têm mais “quilómetros que nós” de vida. Pretendem-se projetos que sejam compatíveis com os valores que caracterizam a nossa sociedade democrática.

José Manuel Ribeiro era acompanhado pelo vice-presidente, Paulo Esteves Ferreira e pela vereadora, Manuela Duarte, bem como por Nelson Dias, que é um “expert” nesta matéria e teve oportunidade de explicar pormenorizadamente o que se pretendia e quais eram as “regras do jogo”. Os presentes parecem ter entendido a lição e apresentaram dezenas de projetos, que pretendiam a criação de espaços de convívio para os seniores, a construção de WC’s públicos e, entre muitos outros, visitas históricas a vários pontos do país.

Esta primeira edição do Orçamento Participativo Sénior terá disponível 50.000,00 euros, distribuídos de forma igual pelas várias freguesias do concelho, ou seja, cada projeto só poderá ir até um custo total de 10.000.00 euros.

Nos dias 12, 14, 19 e 21 de fevereiro foi a vez de se reunirem os seniores de Alfena, Valongo, Campo e Sobrado, respetivamente.

Concluídos todos os encontros de seniores, procede-se agora à análise técnica de viabilidade, seguindo-se a votação dos projetos, com recurso a uma plataforma eletrónica, nos diversos serviços de atendimento do município, assegurando a igualdade de acesso e voto a todas as pessoas. Os resultados da votação serão anunciados em cerimónia pública a realizar pela autarquia.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].