Igreja Matriz de Ermesinde cheia para o III Encontro de Coros Jovens
 |
Grupo Coral Jovem (Lavra – Matosinhos) |
Na noite de 22 de fevereiro, a Igreja Matriz de Ermesinde encheu-se para o III Encontro de Coros Jovens, sob o tema “Somos todos peregrinos”, em sintonia com o lema do Ano Jubilar de 2025: “Peregrinos de Esperança”.
Além do Coro Jovem da Paróquia de Ermesinde, o evento contou com a participação de sete outros grupos corais (mais de centena e meia de elementos, na sua maioria jovens), provenientes de diversas Paróquias da Diocese do Porto, destacando-se ainda a presença de um coro vindo da Paróquia de Meda, na Diocese de Lamego.
 |
Grupo Coral S. Bento (Meda) |
O Pároco de Ermesinde, P.e Domingos Areais, no início do Concerto, saudou todos os presentes, nomeadamente o presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira, os representantes das associações culturais presentes (Associação Académica e Agorárte), Conferência de S. Vicente de Paulo, os padres Tiago Dias (S. Pedro da Cova), João Azinheira (Valbom) e Manuel Fernando (Alfena), os Diáconos, as religiosas, os elementos dos Coros e todos os presentes, que ultrapassavam o meio milhar de pessoas.
O Padre Domingos desejou a todos os coros presentes uma boa atuação e que «este Concerto contribua para o reforço dos laços de fraternidade neste Ano Jubilar de 2025, dando-nos mais consciência de que somos irmãos a caminhar na Esperança, pois somos todos Peregrinos». O Concerto decorreu ao lado da “Cruz Peregrina” (que esteve na Paróquia entre 16 e 23 de fevereiro), pela ordem de atuação que se segue.
 |
Grupo Melodia d’Amor (Penafiel) |
O “Grupo Coral Jovem” da Paróquia do Divino Salvador, de Lavra (Matosinhos), que nasceu em outubro de 1996, apresentou-se com 29 elementos, dos quais 6 eram instrumentistas. Interpretou os seguintes temas: Jesus Christ (You are my life); Peregrinos da Esperança (Hino do Jubileu, 2025); e A barca é tua.
O “Grupo Coral de S. Bento”, de Meda (cidade do distrito da Guarda e diocese de Lamego) surgiu em 1986, tem 24 elementos, e faz as animações dominicais da Paróquia de S. Bento. Apresentou-se com 19 elementos, 2 deles instrumentistas. Os temas interpretados foram: Caminho verdade e vida; Luz terna, suave; e Jesus, Tu és o filho de Deus.
O Grupo “Melodia d’Amor”, da Paróquia de Santo André de Marecos (Penafiel) é constituído por 10 elementos, dos 26 aos 34 anos. Neste Concerto apresentaram-se com 6 elementos, 3 tocavam instrumentos. Os temas que interpretaram foram os seguintes: Ao partir do pão; Chama da vida; e Eis aqui a serva do Senhor.
 |
Grupo Coral “Sal” (Valbom - Gondomar) |
O Grupo Coral “Sal”, da Paróquia de Valbom, concelho de Gondomar, surgiu em 2023 e é constituído por 19 elementos. Neste Concerto apresentaram-se com 15 elementos, sendo 6 instrumentistas. Cantaram os seguintes temas: Agora posso ver; Caminhos para a vida; e Tu, vem e segue-Me.
O Grupo Coral “Pétalas de Som” veio da vizinha Paróquia do Divino Salvador, de Folgosa. O grupo tem 45 anos e é constituído por 40 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 38 anos. Trinta e cinco elementos estiveram na Matriz de Ermesinde, 10 dos quais instrumentistas, que interpretaram: Somos um povo que caminha; Caminho para Ti; e Vai ao encontro do amor.
Da Paróquia de S. Pedro da Cova, veio o grupo coral “Sê(de)+”, que foi fundado em 2009 e é constituído por 27 elementos, com idades entre os 18 e 29 anos. Neste Concerto apresentaram-se 19 coralistas, 3 dos quais instrumentistas. Os temas interpretados foram os seguintes: Aprendiz de Viajante; Buscamos por Ti; e Hino Missão País 2022.
 |
Grupo Coral “Pétalas de Som” (Folgosa - Maia) |
Da vizinha Paróquia de S. Vicente de Alfena, veio o grupo coral “Vozes de Cristo”, que foi fundado no dia 26 de maio de 2018, e é constituído por 14 elementos, com idades entre os 8 e os 47 anos. No Concerto, na Matriz de S. Lourenço de Ermesinde, estiveram 10 dos seus elementos, dos quais 3 instrumentistas, que cantaram: Calçada Branca; Pelo sonho; e Hino Missão País 2025.
O grupo anfitrião, “Coro Jovem”, dirigido pela maestrina Eva Cardoso foi o último a atuar. Surgiu em fevereiro de 2022 e tem à volta de 30 elementos, com idades compreendidas entre os 8 e 44 anos. No Concerto apresentou 33 elementos, entre os quais 7 instrumentistas. Interpretou: Estrela; e Peregrino, aonde vais.
Este magnífico Concerto que o III Encontro de Coros, muito bem organizado, promoveu na Igreja Matriz de Ermesinde, teve também uma componente solidária, que reverteu a favor da Conferência Vicentina de Ermesinde. No fim da atuação de cada Coro foi entregue, por um simpático par de crianças, uma placa alusiva à participação no Concerto.
Na despedida, o P.e Domingos Areais agradeceu a todos os Coros que participaram neste Concerto, e a todos os que estiveram presentes, convicto de que fez crescer a fé, a cultura e o espírito de fraternidade e humanidade, numa noite marcada pela alegria, pela música e pelo espírito de convívio., concluindo as suas palavras com o desejo de que “Devemos caminhar juntos como Peregrinos de Esperança!”.
Por:
Manuel Augusto Dias
|