70.º ANIVERSÁRO DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE
Centro Comunitário das Saibreiras
Um passado que honra e envaidece, um presente que engrandece e um futuro auspicioso. É desta forma que podemos olhar na atualidade para o Centro Social de Ermesinde quando percorremos o dia-a-dia das suas múltiplas valências, constatando a extrema importância que diariamente ostentam na ajuda e bem-estar da nossa comunidade. Nas próximas linhas ficaremos a conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido pelas respostas sociais/valências do Centro pela voz (equipas técnicas) de quem todos os dias se empenha a fundo para que esta seja cada vez mais uma instituição referência na cidade, no concelho e na região.
 |
Foto MIGUEL BARROS |
A origem do Centro Comunitário das Saibreiras, reporta ao ano de 1987. Foi levado a cabo um trabalho de intervenção comunitário, direcionado aos habitantes do bairro social desse território. Ao longo dos anos a área de intervenção territorial alargou-se, caraterizando-se o público que nos procura, maioritariamente, por uma situação de vulnerabilidade económica e social. Nesse sentido, procuramos transformar a vida de cada uma dessas pessoas, desenvolvendo competências e fornecendo ferramentas que permitam superar a condição atual. Contamos com um conjunto de técnicos experientes, com conhecimento profundo da comunidade, que aliado ao domínio técnico, promovem projetos de “alfaiataria” comunitária, garantindo o desenvolvimento de respostas efetivas aos desafios colocados.
 |
QUADRO DOS PROJETOS/RESPOSTAS E RESPETIVO NÚMERO DE UTENTES |
A resposta trabalha também a partir de projetos idealizados a nível nacional, em articulação com parceiros institucionais, como é o caso do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) (desde 1 de janeiro de 2023, a equipa atendeu 1747 processos familiares), do Refeitório Comunitário, do Centro de Animação das Saibreiras e do Centro de Ocupação Juvenil.
A Equipa Técnica
|