70.º ANIVERSÁRO DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE
Serviço de Apoio Domiciliário
Um passado que honra e envaidece, um presente que engrandece e um futuro auspicioso. É desta forma que podemos olhar na atualidade para o Centro Social de Ermesinde quando percorremos o dia-a-dia das suas múltiplas valências, constatando a extrema importância que diariamente ostentam na ajuda e bem-estar da nossa comunidade. Nas próximas linhas ficaremos a conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido pelas respostas sociais/valências do Centro pela voz (equipas técnicas) de quem todos os dias se empenha a fundo para que esta seja cada vez mais uma instituição referência na cidade, no concelho e na região.
 |
Foto MIGUEL BARROS |
O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma das respostas sociais do Centro Social de Ermesinde, dedicado à prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio. Destina-se a indivíduos e famílias que, devido a doença, deficiência ou outro impedimento, não conseguem assegurar, de forma temporária ou permanente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades da vida diária.
Este serviço permite que os utentes permaneçam no seu domicílio, preservando a autonomia e a dignidade, enquanto recebem o suporte necessário para o seu bem-estar.
As principais funções do SAD incluem: cuidados de higiene pessoal; fornecimento de refeições e apoio na alimentação; tratamento de roupa; pequenas tarefas domésticas, como limpeza e organização do espaço utilizado pelo utente; atividades socioculturais, promovendo a interação e o envelhecimento ativo; oferece também um suporte emocional fundamental, combatendo a solidão e fortalecendo os laços sociais.
Atualmente, o nosso SAD presta apoio diário a 115 utentes, da freguesia de Ermesinde; funciona de segunda a sexta-feira (das 8h00 às 20h00) e, em situações de maior vulnerabilidade, também aos fins de semana (das 8h30 às 17h30). O serviço é assegurado por seis equipas de profissionais da área de geriatria, garantindo um atendimento humanizado e adaptado às necessidades de cada utente. Estas equipas contam com o suporte técnico de uma equipa multidisciplinar das áreas de serviço social e educação social, garantindo a qualidade da intervenção e a articulação com outros serviços da comunidade.
O SAD desempenha um papel essencial na prevenção da institucionalização precoce, permitindo que os utentes permaneçam na sua própria casa ou junto da família. Além disso, contribui para o alívio da sobrecarga familiar, oferecendo apoio especializado aos cuidadores informais e promovendo um envelhecimento digno e com qualidade de vida.
A Equipa Técnica
|