70.º ANIVERSÁRO DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE
Centro de Formação e Emprego
Um passado que honra e envaidece, um presente que engrandece e um futuro auspicioso. É desta forma que podemos olhar na atualidade para o Centro Social de Ermesinde quando percorremos o dia-a-dia das suas múltiplas valências, constatando a extrema importância que diariamente ostentam na ajuda e bem-estar da nossa comunidade. Nas próximas linhas ficaremos a conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido pelas respostas sociais/valências do Centro pela voz (equipas técnicas) de quem todos os dias se empenha a fundo para que esta seja cada vez mais uma instituição referência na cidade, no concelho e na região.
 |
Foto MIGUEL BARROS |
O Centro de Formação (CF) é uma resposta socioeducativa e está alinhada com a missão da instituição de “Melhorar a Vida das Pessoas”. É um espaço dedicado à formação, promovendo a equidade e a igualdade de oportunidades, garantindo que todos possam aceder ao aumento das suas qualificações.
O Centro Qualifica (CQ) é um dos principais serviços disponíveis nesta valência, trata-se de uma resposta para todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, e/ou a transição/reconversão para o mercado de trabalho; visa a valorização das competências e certificação de adultos. Aqui, os candidatos podem obter reconhecimento das suas experiências e conhecimentos, adquirindo certificações escolares e profissionais que melhoram as suas oportunidades para a empregabilidade. O CQ enquadra um Projeto Local para a Qualificação que tem como objetivo proporcionar respostas mais ajustadas às características particulares dos adultos com muito baixas qualificações. Estes projetos visam especificamente a promoção da aprendizagem e do aumento das competências de literacia e o aumento da participação dos adultos na aprendizagem ao longo da vida, com especial atenção para aqueles que possuem baixos níveis de competências básicas, incentivando o regresso ao processo formativo. Desenvolve também formação de português para cidadãos estrangeiros, através do programa Português Língua de Acolhimento, com o objetivo de responder às necessidades de aprendizagem da língua portuguesa junto de pessoas migrantes, facilitando a sua adaptação ao nosso país e melhorando as suas perspetivas de emprego.
O CF integra ainda a Escola de Segunda Oportunidade de Valongo (E2OV), resultado de um consórcio em parceria com a DGEstE, o Município de Valongo e o Agrupamento de Escolas de Ermesinde, que visa promover o aumento da escolaridade de jovens em situação de abandono precoce de sistema de educação e formação e em situação de exclusão social.
Neste contexto de atuação, o CF assume-se como um pilar essencial na construção de uma sociedade mais qualificada, justa e inclusiva.
A Equipa Técnica
|