Ansiedade e Resoluções de Ano Novo
Com o início de um novo ano, surge a tradição de estabelecer novos objetivos. Embora esta prática possa ser motivadora, também pode gerar diversas emoções, sendo a ansiedade uma das mais frequentes.
Ao definir objetivos, muitas pessoas criam expectativas sobre as alterações que desejam realizar nas suas vidas. Embora seja importante criar expectativas e objetivos, rapidamente podem transformar-se em fontes de pressão à medida que surja a necessidade de cumprir metas específicas dentro dos prazos definidos.
Para lidar com a ansiedade associada a esses objetivos, será útil adotar algumas estratégias práticas, como definir metas realistas e flexíveis, permitindo que o progresso seja consistente e diminuindo a sensação de pressão. Além disso, é importante focar no processo de crescimento pessoal, valorizando as etapas alcançadas e as aprendizagens adquiridas ao longo do caminho, em vez de se fixar apenas nos resultados.
Caso a ansiedade se torne intensa e interfira com as atividades do dia a dia, procurar apoio profissional é fundamental. Os psicólogos e terapeutas estão
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
Joana Lopes*
*Psicóloga da Casa do Povo de Ermesinde
|