NOTÍCIAS DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
Visita ao Paço Episcopal
Duas dezenas de estudantes da Universidade Sénior de Ermesinde, na companhia de alguns membros da Direção da Agorárte, visitaram na tarde do passado dia 16 de dezembro, o Paço Episcopal do Porto, junto à Sé. A sua construção deve-se ao bispo D. Frei João Rafael de Mendonça. Mas, por causa de vários contratempos ocorridos no século XVIII e, sobretudo, no século XIX (como foi o caso das invasões napoleónicas, sobretudo a 2.ª, da Revolução Liberal em 1820 e da Guerra Civil, entre 1832 e 1834), as obras só ficariam concluídas já na 2.a parte do século XIX. A sua arquitetura, com características de um barroco tardio, revela algumas influências de Nicolau Nasoni, sobretudo nas fachadas ocidental e sul. Veio depois a República (1910), com ela a respetiva nacionalização, mas também a classificação como monumento nacional.
Entre 1916 e 1956, o Paço Episcopal alojou a Câmara Municipal do Porto, já que o seu edifício, na Praça da Liberdade, foi demolido e os novos Paços do Concelho, ao cimo da Avenida dos Aliados, só ficaram prontos já na 2.a metade do século XX.
De destacar a imponente escadaria no interior de acesso ao piso superior e algumas salas do Paço Episcopal, nomeadamente a do Trono. Merecem destaque também as pinturas de todos os Bispos da Diocese, as tapeçarias, Imagens de Nossa Senhora e a Arte Sacra exposta. Das janelas das fachadas sul e oeste, é possível desfrutar de magníficas vistas sobre o rio Douro e sobre a vizinha cidade de Gaia.
|