CRONOLOGIA
2024 em revista: Alguns temas que marcaram a Cidade e o Concelho
JANEIRO
12 de janeiro: Os órgãos sociais do Centro Social de Ermesinde para o quadriénio 2024-2027 tomaram posse, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da instituição. Henrique Queirós Rodrigues continua a dirigir os destinos desta instituição particular de solidariedade social na qualidade de presidente da direção. Aliás, a quase totalidade dos membros afetos aos órgãos sociais do Centro é a mesma que no mandato que terminou em finais de 2023, com exceção da entrada de Almiro Guimarães, para secretário da Mesa da Assembleia Geral.
16 de janeiro: Tomaram posse os corpos gerentes da Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde com vista ao quadriénio de 2024-2027, numa cerimónia que teve lugar na sede da instituição, localizada na zona da Gandra. Joaquim Barbosa sucedia a Fernando Dinis no cargo de presidente da direção, órgão este que passou a ter como vice-presidente Ilídio Lobão, antigo vereador da Câmara de Valongo.
16 de janeiro: Joel Cleto apresenta “O Vale Sagrado”, livro que retrata o património religioso do concelho de Valongo. O lançamento deste livro, encomendado pela Câmara Municipal de Valongo, ainda antes da pandemia, ao prestigiado historiador e comunicador, aconteceu no Auditório da Oficina da Regueifa e do Biscoito, completamente cheio.
FEVEREIRO
9 a 13 de fevereiro: Nem o mau humor de São Pedro tirou a folia ao povo de Ermesinde durante o carnaval. Ao longo de cinco dias a quadra foi celebrada com muita cor e animação à “boleia” da Queima do João, ou Enterro do João, como também é conhecido este antigo e popular enredo carnavalesco ermesindense. A grande novidade desta festa que é organizada pela Junta de Freguesia de Ermesinde foi o facto de a direção artística do evento ter sido entregue a André Barros Pinto (ator, arquiteto e cenógrafo) e Mário Sá (encenador e ator profissional), membros do grupo de teatro Casca de Nós, valência da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.
10 de fevereiro: A Câmara Municipal de Valongo deu nota de que as obras da Casa da Democracia Local recomeçaram. O auto de consignação da nova empreitada realizou-se no Auditório Dr. António Macedo do Fórum Vallis Longus, em Valongo. De acordo com a autarquia, «as obras foram adjudicadas pelo valor de 13.994.003,26 euros, com um prazo de execução de 480 dias».
15 de fevereiro: O secretário geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve em Ermesinde, numa iniciativa de campanha com vista às Eleições Legislativas de 2024. Nesta visita o líder do PCP contactou com comerciantes e a população da nossa cidade, numa arruada que percorreu a zona pedonal da Rua 5 de Outubro e terminou com uma intervenção junto à Praça da Estação.
16 de fevereiro: O Conselho da Cidade de Ermesinde reuniu pela primeira vez no ano civil de 2024. Há a reter acima de tudo a ideia de que este órgão está a cimentar-se na comunidade, por outras palavras, foi visível a numerosa adesão de associações, entidades, e/ou organizações da nossa terra neste espaço de debate e diálogo. A reunião contou com representantes de mais de 40 associações dos mais variados quadrantes sociais, recreativos, desportivos, culturais, forças de segurança, entidades religiosas, escolas e associações de pais.
MARÇO
6 de março: Francisco Assis, cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral do Distrito do Porto, visitou o Centro Social de Ermesinde. O então candidato às Eleições Legislativas de 10 de março, e que aliás, viria a ser eleito, visitou o Centro a poucos dias do referido ato eleitoral. A comitiva liderada por Francisco Assis foi integrada por outros candidatos do PS pelo círculo do Porto, entre outros a deputada ermesindense Catarina Lobo.
15 de março: Cerca de meia centena - 46 mais concretamente - de crianças e jovens do nosso concelho, foram distinguidos com os Prémios de Excelência e Mérito Escolar e Cívico, atribuídos pela Câmara Municipal de Valongo. A cerimónia da entrega de prémios aos 46 jovens que frequentaram os 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos no ano letivo 2022-2023, quer no ensino público, quer no ensino privado, teve lugar no Auditório António Macedo, na sede do concelho.
15 de março: Decorreu no Auditório da Junta da Freguesia de Ermesinde a Festa do 21.º aniversário da Agorárte. Para comemorar a data a associação levou a cabo um grande espetáculo protagonizado pelas várias valências da Agorárte e ainda pelo grupo “TocAtocar”, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.
31 de março: Neste dia em que é publicada a nossa edição de março fazemos eco aos 50 anos do Externato Maria Droste, nobre instituição de ensino da nossa cidade.
ABRIL
15 de abril: A festa foi bonita, num espaço também ele elegante que recebeu um grande e animado número de pessoas para celebrar os 25 anos da Associação Académica e Cultural de Ermesinde. Facto ocorrido na noite de 15 de abril, altura em que o Auditório da Senhora da Paz, em Alfena, foi palco da cerimónia comemorativa das Bodas de Prata da dinâmica e popular associação cultural da nossa cidade.
23 de abril: Foi apresentado o livro “Re_Pensar a Democracia”, encomendado pela Câmara de Valongo, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, da autoria de Carlos Magalhães e Manuel Augusto Dias.
25 de abril: Não é todos os dias que se comemoram 50 anos, ainda para mais se estivermos a falar de um acontecimento histórico para o país como foi o 25 de Abril de 1974. Ciente da importância do peso desta data, a Junta de Freguesia de Ermesinde desenvolveu um vasto programa comemorativo intitulado “25 de ABRIL-50 ANOS DE LIBERDADE”. Conferências, lançamentos de livros, concursos, caminhada, espetáculos musicais e de dança, foram alguns dos momentos que preencheram as celebrações do cinquentenário da Revolução dos Cravos na cidade.
MAIO
3 de maio: O Fórum Cultural de Ermesinde foi palco de mais um Sarau Cultural que anualmente é levado a cabo pelo Rotary Club de Ermesinde. Neste evento os rotários procedem à homenagem de mérito profissional que distingue uma personalidade da nossa comunidade e premeiam o reconhecido mérito escolar dos dois melhores alunos dos agrupamentos de escolas de Ermesinde e de Alfena. Este ano, o presidente da direção do Centro Social de Ermesinde, Henrique Queirós Rodrigues, foi distinguido como Profissional do Ano.
17 a 19 de maio: A 3.ª edição do EntreLinhas – Festa do Ferroviário voltou este ano mais cedo ao convívio da nossa cidade. O evento, que pretendeu (re)viver o mítico espírito da ferrovia, aconteceu em maio, contrariamente ao que aconteceu nas duas primeiras edições, as quais foram realizadas no mês de agosto.
Organizado pela Câmara Municipal de Valongo, Junta de Freguesia de Ermesinde, CP – Comboios de Portugal, e pelas Infraestruturas de Portugal; o EntreLinhas – Festa do Ferroviário abriu com a conferência “Desafios da Alta Velocidade”, no dia 17, no Fórum Cultural. Ainda neste dia e nos seguintes realizaram-se no Parque Urbano vários espetáculos musicais.
17 de maio: Joana Fitas era eleita como a nova presidente da direção da Associação das Coletividades do Concelho de Valongo, com vista ao mandato 2024-2027, sucedendo no cargo ao histórico dirigente Joaquim Oliveira.
25 de maio: Este foi um dia de festa com sentido duplo para o Motoclube Cavaleiros Boreales, não só porque assinalou o seu 3.º aniversário, mas também, e sobretudo, porque inaugurou a sua nova sede, localizada no edifício do Mercado.
26 de maio: A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde deu conta de que Gustavo Sérgio Caldas, seu bombeiro de 3.ª, foi galardoado com o Prémio Bombeiro de Mérito 2022, como consequência do salvamento efetuado em agosto de 2022 a uma vítima que se encontrava inconsciente na Albufeira do Azibo - Bragança. Os Prémios Bombeiro de Mérito e Menções Honrosas foram entregues neste dia, no Entroncamento, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro.
JUNHO
8 de junho: A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde completou mais um ano de vida. Já são 103 os anos que os bombeiros da nossa terra levam; uma data que à semelhança de anos anteriores foi assinalada com um conjunto de apontamentos distribuídos pelos dias 31 de maio, 1 e 8 de junho. Nestes três dias de festa repetiu-se um pouco o cerimonial habitual, sendo, talvez, somente de realçar o facto de este ano a sessão solene (no dia 8) ter acontecido em Alfena, contrariamente ao que é habitual, em que o salão nobre do quartel dos bombeiros é o cenário para a receção aos convidados.
13 a 16 de junho: Alfena voltou a ser a capital do brinquedo! O Parque Vale do Leça e o Centro Cultural de Alfena foram palco de diversas iniciativas que promovem uma das logomarcas do município de Valongo: o Brinquedo Tradicional Português. O cartaz do evento incluiu concertos musicais, exposições, artesãos com trabalho ao vivo, jogos tradicionais, insufláveis, parede de escalada, karts, slide, entre outras atividades que fizeram as delícias de miúdos e graúdos.
JULHO
5 a 14 de julho: Entre os dias 5 e 14 de julho o Parque Urbano de Ermesinde voltou a ser palco da Feira do Livro do Concelho de Valongo. O certame, que vai já na sua 29.ª edição, contou com um vasto e variado programa. Como também já é habitual, o nosso jornal esteve presente na tenda do espaço livro. A edição de 2024 da Feira do Livro não esqueceu duas datas importantes na história do nosso país e que este ano se assinalam: os 50 anos do 25 de Abril, e os 500 anos do nascimento de Luís de Camões.
6 de julho: Paulo Esteves Ferreira venceu as eleições internas da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Valongo, assumindo-se de pronto como candidato à liderança da Câmara de Valongo nas Autárquicas de 2025. A Comissão Política Concelhia do PS de Valongo iria reunir em novembro, tendo aí aprovado o nome de Paulo Esteves Ferreira, como candidato do partido à presidência da Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas.
13 de julho: Este ano e pela primeira vez, o novo pároco de Ermesinde, Padre Domingos Areais, deu início a um evento social, para toda a comunidade ermesindense, denominado Dia da Paróquia de Ermesinde, que fez coincidir com as comemorações do Dia da Cidade, mais concretamente o dia 13 de julho, em que se evocou o 34.º aniversário da elevação de Ermesinde a cidade. Ainda neste dia 13, viveu-se a noite mais longa do ano em Ermesinde, a qual voltou a superar expectativas no que concerne à adesão da população àquele que ano após ano se assume como um dos principais atrativos da vida cultural da cidade. Falamos, naturalmente, da Noite Branca e dos Bombos.
AGOSTO
5 de agosto: Faleceu nesta madrugada o Prof. Carlos Faria, que foi Diretor do jornal “A Voz de Ermesinde”, entre 1998 e 2003, para além de ter sido um dos fundadores da Agorárte.
SETEMBRO
10 a 15 de setembro: Decorreu em França, a 47.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões - WorldSkills, Lyon 2024, com a participação do CENFIM de Ermesinde. Trata-se de uma competição internacional em que participam jovens de todo o mundo para demonstrar as suas competências em diversas áreas profissionais. Estes campeonatos abrangem uma vasta gama de profissões, desde áreas como a mecânica, a construção civil, as tecnologias de informação, a hotelaria, a saúde e muitas outras.
O CENFIM de Ermesinde esteve representado com 6 concorrentes, em 5 profissões, tendo obtido 3 medalhas de Excelência.
27 a 29 de setembro: Fazendo jus ao lema de que “em setembro Valongo tem mais magia”, realiza-se nestes dias a 33.ª edição do MagicValongo - Festival Internacional de Ilusionismo. O evento, que recebeu dezenas de mágicos nacionais e internacionais, teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde. Do programa destacam-se as Galas de Palco, as Galas de Close-up, os Concursos de magia, além de vários apontamentos de Magia na Rua, junto à Estação da CP da nossa cidade.
OUTUBRO
12 de outubro: O Bispo do Porto, D. Manuel Linda presidiu à celebração Eucarística do Jubileu, por se celebrar, nessa precisa data, os 275 anos do lançamento da primeira pedra do Convento dos Monges Eremitas Agostinhos, que trouxeram para este Convento a veneração de Santa Rita de Cássia.
27 de outubro: A Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo, um edifício que homenageia o património cultural identitário do concelho de Valongo, aberto desde 2021, e que já teve mais de 50 mil visitantes, foi oficialmente inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. Antes da inauguração, houve um espetáculo de vídeo mapping projetado na fachada do histórico edifício, que fez, de forma muito clara e atrativa, a evocação da história e da memória do povo valonguense que fez da panificação uma marca identitária do seu território. Depois de um percurso pelo interior da Oficina, centenas de pessoas deslocaram-se para o espaço onde se fez o lançamento do livro “Valongo. Uma História do Pão.”
28 de outubro: A Câmara Municipal de Valongo anunciou que iria reduzir a taxa de IMI aplicável a prédios urbanos para 0.35%, garantindo assim um valor inferior ao praticado em 2013. A proposta de fixação do IMI para 2025, que foi aprovada em reunião de executivo, com a abstenção dos vereadores do PSD, prevê também deduções para as famílias em função do número de dependentes e agravamento das taxas para os prédios devolutos.
NOVEMBRO
8 de novembro: O Auditório António Macedo, em Valongo, foi o palco escolhido para a realização do I Congresso de História promovido por esta autarquia, com o tema “História. 50 anos de Municipalismo: novos caminhos para o poder autárquico, entre a regionalização e a descentralização”.
19 de novembro: A ligação ferroviária entre Ermesinde e Contumil vai ganhar mais duas linhas, passando de duas para quatro linhas entre as duas estações. O projeto de alargamento da Linha do Minho teve assim um parecer favorável condicionado da Agência Portuguesa do Ambiente.
22 de novembro: O PSD de Valongo celebrou os seus 50 anos de existência com um jantar comemorativo que reuniu cerca de três centenas de militantes e simpatizantes, na Quinta da Corredoura, em Campo. O evento, marcado por discursos e momentos de confraternização, contou com a presença de Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares e presidente da Distrital do PSD do Porto.
28 de novembro: A Câmara Municipal de Valongo aprovou, por maioria (com os votos contra do PSD), o seu «maior orçamento de sempre», no valor de 120.479.000 euros, sendo 58,31% de receita corrente e 41,69% de receita de capital, repartindo-se em 55,16% para despesas correntes e 43,84% para despesas de capital.
DEZEMBRO
5 de dezembro: No dia Internacional do Voluntário, o Mosteiro do Beato, em Lisboa, acolheu mais uma edição do evento AGORA EU, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto & Corpo Europeu de Solidariedade, com o alto patrocínio da Presidência da República. Esta cerimónia teve como objetivo distinguir as boas práticas de voluntariado do ano de 2024. O Centro Social de Ermesinde destacou-se pela sua inovadora proposta, no âmbito do projeto MOVE, eleito como a referência na categoria da Transformação Digital, com uma iniciativa liderada pela voluntária do Corpo Europeu de Solidariedade, Merve Tekin, intitulada “Cria a Tua Própria Marca”.
6 de dezembro: No Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, completamente cheio, foi lançado o 4.º livro do nosso antigo diretor, Jacinto Soares, com o título “Retalhos Históricos, Urbanísticos e Culturais da Nossa Cidade”.
.
|