Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-09-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Desporto


BASQUETEBOL

Ermesinde acolheu uma boa parte do «maior e melhor torneio de basquetebol organizado em Portugal no setor da formação»

Fotos CPN/BASQUETEBOL
Fotos CPN/BASQUETEBOL
Realizou-se no fim-de-semana de 13,14 e 15 de setembro mais uma edição do Torneio “Valongo Capital do Basquetebol”, destinado aos escalões de formação.

O evento – organizado em parceria pela Câmara Municipal de Valongo (CMV), pelo CPN e pelo Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo – foi repartido por Campo e por Ermesinde, nos escalões de sub-14, sub-16 e sub-18, nas variantes de masculinos e femininos. Na nossa cidade a competição decorreu em três locais distintos, isto é, o Pavilhão Municipal de Ermesinde, o Pavilhão da Bela e o Pavilhão do CPN, todos eles sempre bem compostos no que diz respeito a assistência ao longo dos três dias da competição, com uma média de 2000 espetadores por dia. Em Campo o certame foi disputado no Pavilhão Municipal local. Presentes estiveram cerca de 720 atletas, em representação de 60 equipas oriundas de várias regiões do país. O CPN foi, naturalmente, um dos clubes envolvidos, tendo competido nos tês escalões. Em termos mais precisos, o clube da nossa cidade participou com uma equipa feminina e outra masculina no escalão de sub-14, com duas equipas femininas e uma masculina no escalão de sub-16, e com uma equipa feminina no escalão de sub-18.

foto
No que diz respeito a resultados finais, em Ermesinde foram disputadas nos escalões de sub-14 femininos, de sub-16 masculinos e de sub-18 femininos, sendo que no primeiro a vitória foi alcançada pela turma do Chamusca (que na final derrotou a Quinta dos Lombos), ao passo que no segundo escalão o Guifões (que venceu na final as madeirenses da Escola Francisco Franco) levou a melhor sobre a concorrência, e por fim no terceiro escalão a Quinta dos Lombos ficou com o título de campeão depois de derrotar na final o CPN. Já em Campo, disputaram-se as finais dos escalões de sub-14 masculinos (que teve como vencedor o FC Porto), de sub-16 femininos (vencido pela Quinta dos Lombos) e de sub-18 masculinos (cujo triunfo foi alcançado pelo Guifões).

Como já foi referido, o CPN esteve presente com um total de seis equipas, e em termos de prestação global podemos dizer que todas elas tiveram um bom comportamento, destacando-se, em termos de resultados, as sub-18, que foram finalistas no torneio feminino deste escalão, e as sub-14 femininas, que foram terceiras classificadas no escalão. Em termos individuais, a cepeenista Carolina Almeida integrou o “5 Ideal” do torneio de sub-14 femininos, ao passo que Carolina Silva, Ana Alves e Maria Rodrigues fizeram parte do “5 Ideal” da competição de sub-18 femininos, sendo que a primeira atleta foi mesmo considerada a melhor jogadora (MVP) deste escalão.

foto
Na variante masculina, há que realçar a prestação dos escalões de sub-14 e de sub-16 cepeenistas. Os primeiros apresentaram-se com uma equipa ainda em formação, com atletas muito jovens, alguns deles ainda com idades do escalão de sub-12, mas que apesar disso estiveram bem ao longo do torneio. Já os sub-16 também deixaram uma imagem positiva, conseguindo dar luta às melhores equipas do escalão e vencendo outras, demonstrando assim a sua evolução.

foto
No rescaldo do torneio, trocámos algumas palavras com o coordenador do basquetebol do CPN, Agostinho Pinto, que começou por realçar que um ano de mais sucesso foi a palavra que rotulou este torneio. Sucesso esse que na sua voz não teria sido possível sem o apoio determinante da CMV, à qual, e por isso, agradeceu publicamente. Agradecimentos – e foram muitos – que estendeu à Associação de Basquetebol do Porto, pela colaboração prestada ao longo do torneio; à Junta de Freguesia de Ermesinde, que na cerimónia final se fez representar pelos membros do executivo Esmeralda Carvalho e Manuela Queirós; aos árbitros oficiais (em Ermesinde estiveram 50 árbitros e oficiais de mesa); aos voluntários; amigos e atletas de outros escalões. Agostinho Pinto aproveitou ainda a oportunidade para agradecer publicamente ao CPN, que na cerimónia de encerramento se fez representar pelo presidente da direção, Josué Morais, pela cedência dos seus espaços e pelo apoio dado em toda a logística. «Também quero destacar e agradecer o apoio dos pais, em geral, pois sem esse apoio pouco ou nada seria possível fazer. Ao staff da secção de basquetebol, aos seccionistas, aos treinadores, aos atletas, às pessoas que estiveram nos bares dos pavilhões ao longo do torneio, ao motorista da CMV e à sua boa vontade e paciência e que esteve sempre pronto a ajudar e a resolver os imprevistos que acontecem sempre nestes eventos, e aos nossos patrocinadores também agradeço muito o apoio. Aproveitamos ainda para solicitar ao tecido empresarial de Ermesinde e arredores que ajudem este projeto de basquetebol do CPN, um projeto que movimenta 250 atletas, masculinos e femininos, dos 3 anos até ao escalão de seniores. Esperemos ter mais pessoas a ajudar no futuro, pois isso é determinante para a continuidade do sucesso deste que é o maior e melhor torneio de basquetebol organizado em Portugal no setor da formação», rematou Agostinho Pinto.

foto
.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].