FUTEBOL
Arranque auspicioso do Ermesinde 1936 na Liga Pro
|
Foto AF PORTO |
Que grande início de temporada está a fazer a principal equipa do Ermesinde 1936 na Liga Pro (também denominada de Hyundai Liga Pro, por razões de patrocínios), o principal escalão da Associação de Futebol do Porto (AFP). Ao cabo de três jornadas já decorridas, os verde-e-brancos ocupam o 3.º lugar da classificação geral (de uma tabela que é liderada pelo Aparecida, com 7 pontos), com 6 pontos, frutos de duas vitórias forasteiras. Triunfos esses que foram obtidos no concelho de Vila Nova de Gaia, o primeiro em Canidelo, e o segundo na sede daquele concelho.
No Estádio Manoel Marques Gomes, em Canidelo, na partida (realizada no dia 1 de setembro) que abriu a nova temporada desportiva, os ermesindistas venceram por 2-1. O primeiro golo do Ermesinde 1936 aconteceu aos 15 minutos, quando na sequência de um livre que levou o esférico a embater na barra da baliza local, Diogo Teixeira, na tentativa de sacudir a bola para fora da sua área, fez um auto-golo. O segundo tento do conjunto da nossa terra aconteceu aos 37 minutos, após um livre apontado no meio campo contrário por Diogo Almeida, que cruzou para o interior da área onde a defesa do Canidelo falhou a interceção e Pepe aproveitou para ampliar a vantagem. Após o descanso os locais correram, como seria de esperar, atrás do prejuízo, mas o máximo que conseguiram fazer foi reduzir para 1-2, por intermédio de Tiago Penantes, no seguimento de um cruzamento tirado do lado esquerdo do seu ataque.
Neste encontro as equipas alinharam da seguinte forma: Canidelo: Luís, Marcus Gonçalves, Álvaro (Diogo Almeida, 68), Diogo Teixeira (Veríssimo, 84), David Costa (Isaac Santos, 59), Bruno Sousa, Telmo Silva, Regufe (Jota Soares, 68), Diogo Pedras, Tiago Penantes e Ruizinho. Treinador: José Costa.
Ermesinde 1936: Tomás, Davi, Pepe, Cláudio Monteiro, Diogo Portela, Diogo Almeida (Pinto, 61), Noronha, Diogo Cunha (Cláudio, 70), Ramalho (David, 70), Duarte (Rúben, 80) e Ricardo Diogo. Treinador: José Soares.
No dia 11 de setembro, e numa partida (na imagem) alusiva à 2.ª jornada realizada à noite, os ermesindistas fizeram a sua estreia oficial diante do seu público. Uma estreia não muito feliz, já que do Estádio de Sonhos o Aliança de Gandra levou os 3 pontos, fruto de uma vitória por 2-1. A equipa forasteira chegou ao intervalo a vencer por 2-0. O primeiro golo surgiu aos 27 minutos, numa jogada em que o Ermesinde 1936 não conseguiu sair a jogar desde o interior da sua área, tendo a bola sido recuperada por Vitinha, que após se desenvencilhar de uma floresta de ermesindistas atirou para o fundo da baliza. O segundo tento surgiu já em tempo de compensação da primeira parte, num lance em que o guardião local, Tomás, foi infeliz. A jogada começa ainda no setor recuado do Aliança, com o defesa Ricardo Fernandes a bombear o esférico para a área contrária, o qual foi sacudido para trás por um defesa local, sendo que na tentativa de evitar o pontapé de canto, Tomás ofereceu a bola a Maurício que agradeceu o presente e fez um belo chapéu ao guarda-redes do Ermesinde 1936. O melhor que os pupilos de José Soares conseguiram foi reduzir para 1-2 no início da segunda metade, por intermédio de Diogo Cunha, no seguimento de uma bela jogada coletiva.
Os dois conjuntos alinharam da seguinte maneira: Ermesinde 1936: Tomás, Davi, Pepe, Cláudio Monteiro (Cláudio, 45+1), Diogo Portela (Rúben, 68), Noronha, Diogo Almeida (Pinto, 68), Ramalho (Edgar, 81), Duarte (Paulo Monteiro, 45+1), Diogo Cunha e Ricardo Diogo. Treinador: José Soares.
Aliança de Gandra: Manú, Pinheiro, Jorge Pereira, Rui da Costa, Luís Cunha (Bruninho, 79), Ricardo Fernandes (Gabi, 57), Cunha (Edu, 79), Nuno, Vitinha, Maurício (Alcobia, 90+1) e Mourão (Vaqueiro, 57). Treinador: Marcos Nunes.
No dia 15 os ermesindistas corrigiram este deslize com uma vitória conquistada no reduto do Vila, por 1-0, em partida alusiva à 3.ª ronda. O tento solitário da partida foi apontado por Diogo Cunha, aos 25 minutos.
No Parque Soares dos Reis, as equipas alinharam da seguinte forma: Vila: Fábio Carvalho, Vasco Dias (Francisco Neves, 86), Martins, Sarmento (Oly, 46), Rodrigo (João Gomes, 77), Joca, Mamadou, Sène, João Rosário, Jorginho, João Névoa e Diogo Pêra (Carlos Monteiro, 77). Treinador: Tozé Madureira.
Ermesinde 1936: Tomás, Davi, Pepe, Cláudio, Diogo Portela, Noronha (Pinto, 87), Ramalho, Diogo Almeida (Herdeiro, 66), Ricardo Diogo (Edgar, 66), Paulo Monteiro e Diogo Cunha (David, 81). Treinador: José Soares.
A jornada número 4, que inicialmente estava agenda para o dia 22 de setembro, foi adiada por decisão da AFP, que num comunicado anunciou que todos os jogos dos campeonatos distritais de futebol e futsal foram adiados devido aos incêndios que afetam a região. O Ermesinde 1936 voltaria a entrar em campo no dia 29, na 5.ª jornada, altura em que presente edição do nosso jornal já se encontrava fechada, pelos que os desenvolvimentos do jogo no reduto do S. Martinho serão publicados na edição de outubro.
|