Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-09-2024
Jornal Online

SECÇÃO: História


foto

Ermesinde nas Terras da Maia

Em 15 de Dezembro de 1519, D. Manuel concedeu foral ao Concelho da Maia. Por essa altura o concelho abarcava toda a orla marítima entre o Porto e o Ave, estendida desde o mar até uma linha de pequenas alturas, ainda assim destacadas das terras chãs afins, desfiada desde Rio Tinto, pelos limites orientais de Alfena, de Covelas e S. Martinho de Bougado.

Este Foral foi concedido às terras da Maia após as Inquirições, os moradores pagavam os tributos a Pedro da Cunha Coutinho, que segundo o ‘Livro do recebimento da Terra da Maia’, tinha direito às terras. Por iniciativa de Pedro da Cunha Coutinho e sua mulher D. Beatriz de Vilhena, que não tinham descendência, cederam todos os seus bens incluindo o paço de Monchique e terras na Maia, passam para a fundação de um convento de religiosas franciscanas com a designação de “Convento da Madre de Deus de Monchique”.

foto
Mas, após as inquirições, D. Manuel I considerou que o mesmo não tinha legitimidade, por não ter qualquer documento que o confirmasse e as terras foram dadas às gentes da Maia, com o objetivo de as desenvolver e povoar.

Assim é relatado, os contribuintes de Sam Lourenço de Azemes, em 1519, no Foral das Terras da Maia, já como a freguesia.

“Título da freguesia de sam lourenço dazemes. --- Item Johane annes garcia pollo casal que traz do moesteiro de santo tyso paga huma galinha e meo alqueire de milho e nove Reaaez em dinheiro e huma callaça de carne e tres cayras de pam terçado milho e centeo. --- Item Joham fernandez da camcella pollo casal que traz do dito moesteiro do santo tyso de que paga huma galinha e meo alqueire de milho E em dinheiro dezoito Reaaes e hua callaça de carne e tres cayras de pam terçado. --- Item fernande annes da calle polos casaaes de saaa que sam do dito moesteiro de santo tyso de que paga duas galinhas e hum alqueire de milho E em dinheiro trinta e seis Reaaes e duas callaças de carne. --- Item gomçalle annes da camcella pollo casal que traz do dito moesteiro de santo tyso de que paga huma galinha e meo alqueire de milho e dezoito Reaaes em dinheiro e huma callaça de carne e tres cayras de pam terçado milho e centeio. --- Item maria annes per outro casal do dito moesteiro de que paga huma galinha E meo alqueire de milho e cinquo Reaaes em dinheiro e huma callaça de carne. --- Item alvaro lourenço per outro casal do dito moesteiro de santo tyso de que paga huma galinha E de milho meo alqueire e huma callaça de carne e dezoito Reaaes em dinheiro. --- Item pedre annes de cima polo casal do dito moesteiro de santo tyso de que paga huma galinha e de milho meo alqueire E em dinheiro dezoito Reaaes e huma callaça de carne. --- Item gomçallo fernandez da fonte pollo casal dermjsyndi de santo tyso paga huma galinha e de milho duas cayras e doutro cabo meo alqueire de milho E dezoito Reaaes em dinheiro e hua callaça de carne. --- Item fernam dalvarez por outro casal do dito moesteiro de santo tyso de que paga huma galinha e huma cayra de milho e outro meo alqueire de milho e dezoito Reaaes em dinheiro e huma

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

Por: Carlos Marques

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].