ENTREVISTA
AACE não pára de crescer: grupo de Zumba é a mais recente valência
A Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) continua a crescer, e a prova é que no passado recente viu nascer mais uma valência, neste caso, o grupo de Zumba. Com o intuito de conhecer como têm sido estes primeiros passos de um grupo que de momento tem 30 elementos – mas que vai crescendo a cada aula que passa –, trocámos algumas palavras com a professora que dirige o grupo, Ana Ferreira.
|
A PROFESSORA ANA FERREIRA |
A Voz de Ermesinde (AVE): O grupo de Zumba é a mais recente valência que integra o vasto leque de valências da AACE. Perguntamos-lhe como é que tem sido estes primeiros tempos de atividade (?)
Ana Ferreira (AF): O grupo de Zumba iniciou a sua atividade com aulas experimentais no passado mês de junho. Era uma das atividades que mais suscitava curiosidade e interesse na comunidade, pelo que fazia todo o sentido iniciar esta valência na AACE.
Neste processo foi imprescindível o apoio, toda a confiança depositada e a visão do presidente da associação, o senhor Constantino Moreira, mas também do diretor, o André Barros. Desde o início que apostaram em mim e no meu trabalho, demonstrando-o com toda a ajuda prestada na organização e gestão das aulas, mas sobretudo na divulgação.
Conseguimos uma forte adesão ao grupo, motivado pelo facto de muitos dos alunos já se encontrarem familiarizados com a modalidade de Zumba. Acredito que tenha sido o momento ideal, a procura era mais elevada do que a oferta, no sentido de que a oferta de aulas de Zumba tinha diminuído drasticamente na freguesia e, finalmente, foi possível combater essa lacuna, criando a oportunidade de os alunos reingressarem nesta atividade física que tanto os faz feliz.
No entanto, claro que houve desafios iniciais, sobretudo pelo facto de o início ser marcado por um período de férias de verão. Neste sentido, só foi possível, em julho, realizar três aulas e, em agosto, duas aulas. Surpreendentemente, a adesão às aulas de agosto foi uma agradável surpresa, o que nos ajudou a acreditar que tínhamos todas as condições para melhorar e evoluir ainda mais no mês de setembro, com mais alunos inscritos.
AVE: Sendo a valência mais nova da AACE, sentem que a exigência quanto a resultados é alta, atendendo à elevada qualidade que a esmagadora maioria das outras valências da associação tem apresentado publicamente nos tempos mais recentes?
AF: Sim, é claro que temos a consciência de que os alunos têm uma forte expectativa relativamente à qualidade das aulas que aqui serão prestadas. No entanto, não podemos comparar, pois o grupo de Zumba é uma modalidade fitness direcionada para adultos e as restantes valências, na área da dança, são direcionadas a crianças. Os objetivos são diferentes, no entanto podemos garantir que estamos a trabalhar para cumprir os objetivos a que nos propusemos, mas também para constantemente ultrapassar as expectativas que possam ou não ter sido criadas.
AVE: A propósito, está previsto algum espetáculo para que o grupo de Zumba se possa apresentar oficialmente à nossa comunidade?
AF: Para já não temos nada marcado, mas o grupo de Zumba está aberto a convites para pequenas apresentações, o que poderia ser engraçado para o espírito do grupo e motivação. Aguardamos pelo que o futuro nos reserva.
|
O GRUPO DE ZUMBA DA AACE |
AVE: A zumba não é apenas uma mescla de danças latinas que confere boa disposição a quem as pratica, mas de igual modo uma atividade benéfica para uma boa saúde física, correto?
AF: Zumba, de um modo geral, é uma aula de fitness que utiliza vários estilos de dança para trabalhar a resistência cardiovascular, queimar calorias e deixar o corpo tonificado.
No entanto, para além da vertente física, é também uma aula que trabalha as sensações: a sensação de felicidade, de alegria, de carinho e sensualidade. É impossível sair de uma aula de Zumba sem um grande sorriso no rosto, portanto, acreditamos também que o importante será também focar na diversão que se pode estimular ao praticar exercício físico.
AVE: Quanto à professora Ana Ferreira, quer-nos contar um pouco da sua experiência no seio desta atividade?
AF: Tenho 29 anos e iniciei este percurso após terminar o meu mestrado de Ensino de Educação Física. Ao longo dos últimos 10 anos fui exercendo a minha profissão, mas também frequentando diversas formações que me permitiam atualizar em relação a novas modalidades, mas também aprofundar os meus conhecimentos, o que me auxilia a desafiar-me constantemente na minha prática profissional.
Considero-me uma professora de Zumba com garra e motivação, intensa e extremamente focada e dedicada na aprendizagem e em estimular o gosto pelo mundo fitness em todos os meus alunos.
O meu percurso demonstra a minha versatilidade, tal como a capacidade de adaptação a diferentes regimes e ambientes, mas também faixas etárias.
AVE: Quando, em que horários, e onde funcionam as aulas de zumba da AACE?
AF: As aulas realizam-se às segundas-feiras no auditório nossa Senhora da Paz, em Alfena, polo II, às 21h00. Toda a comunidade pode aparecer, pela primeira vez, e tem a possibilidade de experimentar gratuitamente esta primeira aula. Se houver interesse em prosseguir com as aulas, podem inscrever-se diretamente connosco.
|