Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Saúde


foto
UMA QUESTÃO DE SAÚDE
foto

O que é uma “infiltração”?

Muitas vezes ouvimos dizer que um familiar ou amigo “fez uma infiltração” e que poderá ter notado uma melhoria significativa dos seus sintomas ou da sua dor. Mas será que sabemos o que isso significa?

De uma forma simplificada, quando utilizamos o termo infiltração referimo-nos ao ato de aplicar, através de uma injeção (infiltração), substâncias dentro de um tecido, articulação ou região anatómica, mais frequentemente musculoesquelética. Estas substâncias são medicamentos com ação anti-inflamatória ou anestésica, entre outras, diretamente aplicados no local lesionado ou com dor, atuando localmente.

A infiltração é realizada diretamente na região afetada, num tendão ou ligamento, ou na região da articulação. De referir que há possibilidade, também, de tratar doenças sistémicas (que afetam vários órgãos no corpo) com este tipo de injeções, que neste caso são realizadas de forma intramuscular (no músculo) ou endovenosa (diretamente na corrente sanguínea). São exemplos destas doenças as auto-imunes, doenças alérgicas, as inflamatórias intestinais, infeções sistémicas graves, entre outras.

Existem vários tipos de substâncias que podem ser infiltradas. As infiltrações com “corticóides” são utilizadas como anti-inflamatórios potentes de atuação local, permitindo o tratamento e alívio da dor de múltiplas situações clínicas. Algumas doenças com benefício clínico da utilização de corticoesteróides locais incluem a artrite reumatóide e outras formas de artrite, assim como dor articular por várias causas, em diversas localizações: ombros, cotovelos, joelhos, entre outras. Este procedimento é, por vezes, guiado por ecografia, de forma a otimizar os resultados e aplicar os medicamentos no local adequado. Existem alguns efeitos secundários que devem ser considerados, nomeadamente dor/desconforto local, hematoma local temporário, aumento da pressão arterial e/ou da glicemia e alterações cutâneas no local da injeção.

foto
De referir que, atualmente, também são “infiltradas” outras substâncias, como ácido hialorónico, plasma rico em plaquetas e células estaminais, sendo uma área em constante desenvolvimento, que poderá potencialmente beneficiar atletas e outros indivíduos com um estilo de vida ativo no alívio da dor e incapacidade.

Este procedimento é realizado por Ortopedistas, Reumatologistas ou outros médicos com experiência na área, sendo muito comum em contexto de lesões desportivas ou agravamento de patologia crónica. É importante que esta

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

*Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos

*Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Darque - Unidade Local de Saúde do Alto Minho

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].