Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Local


NOTÍCIAS DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

Visita cultural ao Museu de Arte Nova em Aveiro

foto
No âmbito da disciplina de Cultura Geral, da Universidade Sénior de Ermesinde, lecionada pelo Prof. Duarte Miranda, tiveram os alunos oportunidade de visitar o Museu de Arte Nova, em Aveiro, no passado dia 19 de junho.

O Museu Arte Nova de Aveiro, sendo um núcleo museológico interpretativo e didático, da rede de museus da Câmara Municipal, Divisão de Cultura Turismo e Cidadania, recuperado desde 2008, é um expoente de referência da corrente artística e do movimento de mudança estética do edificado, desde o séc. XIX até 1918, na 2.ª revolução industrial, realizado pelos burgueses que apostavam em inovação e modernismo, e muitos deles emigrantes enriquecidos que, construíram edifícios num estilo que era corrente na Europa francófona, mas mantendo a arte tradicional portuguesa, contendo elementos decorativos nas fachadas, de motivos florais, ou associados à natureza, quer nas cantarias, quer em azulejos de 1907 da Fábrica Fonte Nova e de Sacavém, conjugados com peças artísticas de ferro forjado. Os vitrais, e molduras em gesso, são elementos de estilo conservador, no interior dos imóveis.

Anteriormente era a Casa Major Pessoa, um empresário da indústria do mar, desde 1909, obra e projeto a cargo do arquiteto Francisco Augusto da Silva Rocha, e do escultor Ernesto Korrodi. Desenvolve-se em três plantas, com a imponente fachada principal encimada por uma águia sobre uma serpente. Um pátio traseiro, escadaria e fachada com painel de azulejos e salão de chá no r/chão.

O Museu é membro da “Réseau Art Nouveau Network” e tem no seu espólio, uma bela coleção de objetos, desde mobiliário, cerâmica, vidros, têxteis e arte gráfica, do final séc. XIX, representativo desta época da “Art Nouveau”.

Joaquim Almeida

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].