Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Local


NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

E2OVELHANEGRA,um tempo letivo de retrospetiva da E2OV

foto
Foi levada à cena, na passada noite de 12 de junho, a peça teatral E2OVELHANEGRA (és a ovelha negra) com os alunos da Escola Segunda Oportunidade de Valongo (E2OV) no Fórum Cultural de Ermesinde. Nuns previsíveis 50 minutos de um tempo letivo, sumariou-se: 5 anos de experiências épicas, no quotidiano escolar, repletos de enredos envolventes, humor peculiar e mistérios inesperados revelados por alunos e professores. O empolgante momento artístico proporcionado pelos alunos a uma plateia bem composta, enalteceu o trabalho que foi realizado nos últimos meses de escola.

Como referiu um dos professores da área artística, Hélder Moreira, responsável por coordenar este projeto performativo, com um misto entre o teatro, música e dança, o «espetáculo procurou explorar a ideia que as diferenças, são mesmo isso, diferenças, e que todos nós temos, por direito, o dever de ocupar um lugar importante na vida social». Continuou dizendo, «és uma ovelha negra, é a representação daquilo que muitos de nós já vivenciámos nas nossas vidas, quando os outros nos negam os caminhos das possibilidades e não nos dão o espaço que merecemos entre nós (…) afinal as ovelhas negras fazem e podem vir a fazer também coisas fantásticas na comunidade próxima e na sociedade em geral». O coordenador pedagógico da escola rematou apontando que «o evento é o princípio de uma nova dinâmica desta escola diferente, mas necessária para explorar novos caminhos no processo de aprendizagem. A experimentação é inevitável quando estamos com projetos educativos que têm no fim, também, o objetivo concreto e mensurável de um produto criado em coautoria com os alunos e formandos. O reconhecimento do processo de articulação com os saberes como valor na certificação, julgo que é o maior legado que a E2OV vai deixando, acreditamos, na cena educativa do nosso concelho». Florentino Silva conclui enaltecendo «a generosidade da Associação Arte Im’Anjos pela colaboração que se tem vindo a estreitar no apoio à concretização de espetáculos culturais que a E2OV realiza».

Este evento contou com a presença do consórcio da Escola Segunda Oportunidade de Valongo (Centro Social de Ermesinde, Agrupamento de Escolas de Ermesinde e Câmara Municipal de Valongo), do edil da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, a equipa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valongo, a Professora Doutora Teresa Medina, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e André Eiras, representando a Escola Segunda Oportunidade de Matosinhos e outras entidades do concelho de Valongo.

Ficou definido pela escola que E2OVELHANEGRA voltará em breve, com novas histórias e intervenientes.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].