Arquivo: Edição de 31-05-2024
SECÇÃO:
Destaque
|
Câmara diz que a fachada do antigo Cinema de Ermesinde teve de ser demolida por “motivos de segurança”
|
Foto CMV |
Muito burburinho fez correr este assunto na praça pública e nas redes sociais nesta segunda metade do mês de maio. Falamos da demolição da fachada do edifício do antigo Cinema de Ermesinde, uma intervenção que surpreendeu a nossa comunidade, tendo em conta que aquando da apresentação do projeto da Oficina Municipal das Artes – que ali irá nascer – em novembro passado, foi dito que o edifício iria manter a traça da fachada original, mas terá um design mais contemporâneo, com linhas modernas.
|
Foto MB |
Pois bem, volvidos sensivelmente seis meses desta apresentação a fachada do edifício foi demolida, uma decisão que a Câmara Municipal de Valongo disse ficar a dever-se a motivos de segurança. «Por motivos de segurança, a fachada do antigo Cine-Teatro de Ermesinde terá de ser demolida. Durante a execução da empreitada de reabilitação do imóvel onde vai ser instalada a Oficina Municipal das Artes foram descobertas fragilidades que tornam inviável a recuperação da estrutura original. Assim, após os trabalhos de demolição, será construída uma fachada exatamente igual à original, de modo a preservar a identidade histórica do edifício», explicou a Câmara.
A autarquia lembra ainda que as obras de reabilitação e adaptação do edifício do antigo Cinema de Ermesinde na Oficina Municipal das Artes foram iniciadas em novembro de 2023 e que a empreitada foi adjudicada pelo preço contratual de 2.972.114,62 euros, sendo financiada pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
.
|