Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Local


NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

Centro Social de Ermesinde lançou Centro de Recursos de Estimulação Cognitiva destinado aos seniores do concelho

Fotos MANUEL VALDREZ
Fotos MANUEL VALDREZ
Os cidadãos seniores do nosso concelho têm à sua disposição desde o passado dia 20 de março um Centro de Recursos de Estimulação Cognitiva. A ideia partiu do Centro Social de Ermesinde (CSE), que apresentou este projeto à Câmara Municipal de Valongo, e uma vez apoiado pela autarquia entra em funcionamento já a partir do próximo mês de abril, embora, tenha tido a sua primeira experimentação neste mês de março no salão nobre do CSE. Para conhecer um pouco melhor este projeto inédito em termos do nosso concelho, o nosso jornal trocou algumas palavras com Albertina Alves, técnica superior do CSE, e coordenadora da valência do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). «Nós divulgámos a intenção de fazer esta candidatura (da criação de um Centro de Recursos de Estimulação Cognitiva) pelas várias instituições do concelho que trabalham com idosos e algumas manifestaram interesse, e no fundo entraram como nossas parceiras, e que são as entidades que estão hoje aqui para lançarmos oficialmente o Centro de Recursos de Estimulação Cognitiva», começou por explicar Albertina Alves.

E para além do CSE, participaram no lançamento desta resposta social a Casa do Povo de Ermesinde, o Centro Social e Paroquial de Sobrado, e a Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde. Cerca de 40 utentes idosos destas quatro instituições, estiveram presentes no início deste centro de recursos, o qual vai permitir «que estas instituições requisitem os jogos que aqui apresentámos, e que no fundo são jogos de estimulação cognitiva, sendo que essas instituições poderão depois desenvolver esses jogos nos seus próprios espaços. Hoje, neste lançamento, os idosos vão fazer uma pequena experiência com os jogos, vão ter o primeiro contacto com eles para aguçar o interesse. Depois, já a partir de abril vão poder fazer a requisição destes jogos», explicou Albertina Alves.

foto
E que tipo de jogos vão integrar este Centro de Recursos de Estimulação Cognitiva? Na resposta a esta nossa questão a coordenadora do SAD do CSE explicou que se trata de jogos de raciocínio, de memória, de estimulação, de motricidade fina, e de cooperação. Cada jogo tem as suas funções, e são diferentes entre si, sendo que uns exigem mais a cooperação entre os idosos, ao passo que outros são mais de estratégia individual. «Mas no fundo a ideia é que os idosos através do jogo consigam, de uma forma agradável, manter algumas funções que são importantes ao longo da vida», deu ainda nota Albertina Alves nesta sua explicação.

Esta cerimónia de lançamento do Centro de Recursos de Estimulação Cognitiva foi dinamizada pelos jovens alunos da Escola de Segunda Oportunidade de Valongo, isto é, foram estes jovens que em cada uma das mesas apresentaram e dinamizaram os jogos, atendendo a que eles nas suas próprias atividades escolares já estão familiarizados com jogos idênticos aos que aqui foram apresentados à população sénior.

foto
Este Centro de Recursos de Estimulação Cognitiva é também uma resposta social de partilha, digamos, tendo em conta, e como nos foi explicado, que estes jogos didáticos não são propriamente baratos em termos económicos. «A ideia é que consigamos partilhar os jogos de forma a que não haja a necessidade de cada entidade andar a adquiri-los. A lógica também é muito na economia circular e da partilha, de conseguir que um jogo seja mais rentabilizado, porque nós compramos para nós, mas partilhamos com outros», explicou ainda Albertina Alves, que espera ainda que este Centro de Recursos de Estimulação Cognitiva seja futuramente integrado por outras instituições do concelho que trabalham com a população idosa. Presente no lançamento desta resposta social esteve o presidente da direção do CSE, Henrique Queirós Rodrigues.

Por: MB

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].