Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    Saúde Mental: Um Direito Universal

    O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro, sendo que a primeira vez que foi comemorado remonta ao ano de 1992. Este dia foi estabelecido pela Federação Mundial da Saúde Mental com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre a saúde mental. Neste dia, pretende-se realçar os desafios existentes na nossa sociedade no combate às doenças psicológicas, bem como desmistificar algumas crenças associadas.

    O tema deste ano é “Ourminds, Ourrights”, o que significa que a saúde mental é um direito universal e, por conseguinte, este dia visa sensibilizar para a importância do acesso generalizado aos cuidados de saúde psicológica. Esta premissa defende o direito de todas as pessoas viverem uma vida com dignidade, equidade, igualdade e respeito.

    Em muitos países, as pessoas com perturbações psicológicas não têm acesso a serviços de qualidade ou estão sujeitas a práticas incorretas e não éticas, mesmo em ambientes onde essas questões deveriam estar garantidas. O acesso aos cuidados psicológicos e médicos necessários muitas vezes é influenciado por fatores socioeconómicos como o nível de escolaridade, a capacidade financeira, desigualdade,

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Joana Lopes*

    *Psicóloga da Casa do Povo de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].