Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-01-2025
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    Apoio Psicológico: Um Aliado contra a Depressão

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é o problema de saúde mais prevalente na União Europeia, afetando cerca de 50 milhões de pessoas. As estatísticas revelam que 11% da população irá sofrer um episódio depressivo ao longo da vida, sendo essa a segunda maior causa de incapacidade. Em Portugal, aproximadamente 8% dos portugueses estão diagnosticados com esta perturbação, colocando o país na 5ª posição entre os países com mais casos.

    A depressão é caraterizada por humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, diminuição do interesse ou prazer em quase todas as atividades, alterações no apetite e sono, alterações no comportamento (agitação ou lentidão), fadiga, sentimentos de inutilidade ou culpa, dificuldade em concentrar e pensamentos recorrentes sobre a morte.

    Existem alguns fatores que influenciam o surgimento de episódios depressivos, como episódios anteriores de depressão, histórico familiar, ser do sexo feminino, perdas significativas, perturbação de ansiedade e pânico, entre outros.

    Nos idosos, as perdas associadas aos diferentes domínios da qualidade vida contribuem para perturbações psicológicas. A transição para contextos de cuidados formais pode levar à perda de papéis sociais, isolamento social, distanciamento da família, amigos e comunidade de pertença. Desta forma, a depressão nos idosos resulta da interação de múltiplos fatores, ambientais, biológicos e sociais.

    Quando surgem estes sinais, é importante procurar ajuda. Existem diversas intervenções psicológicas eficazes para o tratamento da depressão, como o

    foto

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Joana Lopes*

    *Psicóloga da Casa do Povo de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].