Foi lançado o livro «História Económica, Social, Administrativa do Concelho de Valongo (1836 – 1926), Volume II»
|
Fotos CMV |
A obra «História Económica, Social, Administrativa do Concelho de Valongo (1836 – 1926), Volume II» da autoria do professor Doutor Joel Mata, foi oficialmente lançada no passado dia 21 de abril, na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo.
No seu terceiro livro dedicado à História de Valongo, «o autor tenta “dar voz ao povo anónimo, uma voz muito complexa”, que viveu “num tempo extraordinariamente difícil” e num concelho “com uma vontade muito grande de sobrevivência”», explica a autarquia valonguense.
Presente na cerimónia de lançamento da obra esteve o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que assina o prefácio da obra, o qual salientou que «a memória deve ser respeitada. Não há identidade sem memória».
Revelando que o contrato com o professor Joel Mata vai ter continuidade para dar visibilidade à nossa história, o autarca considerou ainda que o investimento em livros com base científica para garantir que não se perde conhecimento é também uma forma de «respeito pelo futuro».
«Devemos dizer a verdade, por mais crua e incómoda que seja», concluiu José Manuel Ribeiro.
No resumo da obra, lê-se «o concelho de Valongo (1830-1926) distingue-se pelas indústrias do pão e biscoitaria, a extração de lousa, de carvão e de metais. O abandono do campo para as minas teve consequências na produção de cereais. A carestia de vida, a inflação, os salários em atraso, trouxeram a miséria e a fome às populações, e com elas os comícios, as representações ao Rei e ao Governo para o fornecimento de cereais importados do exterior».
Recorde-se que Joel Mata é também autor dos livros «História Económica, Social, Administrativa do Concelho de Valongo (1836 – 1926), Volume I», editado em 2021; e «Contributos para a História Económica e Social do Concelho de Valongo entre 1258.1835. Perspectivas», editado em 2017.
.
|