Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2023

    SECÇÃO: Local


    Projeto de voluntariado | Y(OUR) WAY

    No âmbito do programa corpo europeu de solidariedade, os voluntários Cláudia (Espanha), Aucéane (França) e Giacomo (Itália), encontram-se a terminar o seu projeto de voluntariado na Junta da Freguesia de Ermesinde, local onde dinamizaram várias atividades desde o início de julho de 2022.

    Foto JFE
    Foto JFE
    Seguem os testemunhos dos três jovens voluntários (na imagem) acerca desta experiência.

    TESTEMUNHO DE GIACOMO (ITÁLIA)

    Olá a todos. O meu nome é Giacomo Chiodini, tenho 29 anos e venho de Itália.

    Trabalhei na Junta da Freguesia de Ermesinde, no projeto “Y(our) way”, do Corpo Europeu de Solidariedade. A duração foi de seis meses, durante os quais colaborei com dois outros voluntários, Cláudia, de Espanha, e Aucéane, de França.

    Começámos com seis semanas de Campo de Férias no Verão, com crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Nos meses seguintes, estivemos na Junta de Freguesia de Ermesinde.

    Criámos um logótipo para o nosso projeto, participámos em eventos organizados pela Junta, tais como: Passeio Sénior a Aveiro, Concentração de Carros e Motos vintage, Caminhadas „Ermesinde Passo a Passo” (realizadas todas as semanas, durante os meses de Verão), „Corrida São Silvestre Cidade de Ermesinde”, „Campo de Férias de Natal”, etc.

    Somente nós, voluntários, tivemos uma reunião uma vez por mês com outros grupos no Open Café. Durante dois meses tivemos aulas de Português, teóricas e práticas.

    Participámos em Formações do Corpo Europeu de Solidariedade, juntamente com outros voluntários em projetos nacionais, onde fizemos várias atividades em grupo, através de métodos de aprendizagem não formal.

    Cada um de nós desenvolveu um projeto pessoal, em particular, eu dinamizei uma apresentação sobre Itália, a minha região e a minha família, para crianças estudantes nas escolas primárias da cidade de Ermesinde.

    TESTEMUNHO DE CLÁUDIA (ESPANHA)

    Olá, chamo-me Cláudia e tenho 21 anos.

    Há seis meses vim de Espanha a Portugal para fazer um projeto de voluntariado na Junta da Freguesia de Ermesinde. Este projeto consistia no apoio comunitário e na melhoria da cidade. Éramos um total de três voluntários estrangeiros morando na mesma casa, Aucéane (Francesa) e Giacomo (Italiano).

    O nosso projeto começou com o Campo de Férias de Verão, trabalhando como monitores de crianças entre os 6 e 12 anos, durante seis semanas. Ao mesmo tempo, estivemos a participar no „Ermesinde Passo a Passo”, uma atividade para toda a comunidade, que consistia em caminhar pela cidade de Ermesinde, fazendo um percurso diferente em cada semana. A atividade era feita todas as quintas-feiras durante os três meses de Verão. No início de setembro, passámos a trabalhar na Junta da Freguesia, a preparar e participar em eventos da cidade, como a „Concentração de Carros e Motos”, o „Passeio Sénior” a Aveiro, a „Rua sem Beatas”, a „Corrida São Silvestre Cidade de Ermesinde” e o „Campo de Férias de Natal”.

    Por outro lado, tivemos a oportunidade de fazer um projeto pessoal, em que cada um de nós tinha que apresentar um projeto para a comunidade de Ermesinde, sendo que eu criei uma curta-metragem sobre o passado, presente e futuro dos espaços públicos de Ermesinde.

    A Junta da Freguesia de Ermesinde também dá apoio e incentiva os jovens a fazer projetos de voluntariado através do Corpo Europeu de Solidariedade, como nós, já que é uma experiência única, muito enriquecedora para o desenvolvimento dos jovens na Europa e que cria um sentimento de união com as diferentes comunidades, porque só unidos conseguimos fazer um mundo melhor. Neste seguimento, através da iniciativa „Time to Move”, fomos a diferentes escolas, para contar a nossa experiência e dar a conhecer o nosso projeto e o programa Corpo Europeu de Solidariedade.

    TESTEMUNHO DE AUCÉANE (FRANÇA)

    O meu nome é Aucéane Couta, tenho 28 anos e sou francesa.

    Em junho de 2022, decidi candidatar-me a um projeto na plataforma do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) para participar num voluntariado de seis meses em Portugal, na Junta da Freguesia de Ermesinde (JFE). Alguns dias depois fiz uma entrevista em vídeo com o André, recebi a resposta de aceitação muito rapidamente e mais ou menos duas semanas depois parti para o Porto para viver uma experiência única e inesquecível.

    Estive com mais duas pessoas Cláudia (espanhola) e Giacomo (italiano), eles também são voluntários na JFE como eu.

    Nestes poucos meses aqui tive a oportunidade de fazer muitas coisas como participar na animação e supervisão de um Campo de Férias de Verão de seis semanas com outros voluntários para crianças dos 6 aos 12 anos, descobrir uma vez mais Aveiro durante um passeio organizado pela JFE, ajudar na preparação da famosa Concentração de Minis e Clássicos, participar no „Ermesinde Passo a Passo”, etc.

    Durante o nosso voluntariado, também tivemos a missão de criar uma apresentação conjunta com a Cláudia e o Giacomo.

    A primeira parte consistiu em dar a conhecer aos jovens dos 17 aos 18 anos a plataforma CES e as várias oportunidades que existem para eles, mas também para ti, caro leitor, se tens entre 18 e 30 anos podes lá inscrever-te, até por curiosidade, porque é totalmente gratuito. Isso permitirá que você veja as muitas opções disponíveis em toda a Europa (estágio, voluntariado, intercâmbios, etc.). A segunda parte da nossa apresentação centrou-se no nosso papel, nas nossas atividades dentro na Junta, bem como nos nossos projetos pessoais. Cada um de nós escolheu desenvolver um projeto que estava próximo de nossos corações. A Cláudia optou por uma curta-metragem sobre a cidade de Ermesinde, o Giacomo sobre as aulas de italiano nas escolas primárias e eu sobre os distribuidores de sacos ecológicos e biodegradáveis para recolher excrementos de cães de forma a manter a limpeza da cidade.

    Espero que estas poucas linhas despertem a sua curiosidade e que você também tenha a oportunidade de conhecer uma nova cultura, um novo país, desenvolver o seu inglês e porque não, aprender o idioma da cidade que escolheu.

    Para os outros leitores, obrigado por me lerem e obrigado aos portugueses por serem tão adoráveis.

    Adeus!

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].