Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    MENORRAGIA

    É um fluxo menstrual excessivo (ver abaixo). Cada mulher tem o seu padrão de fluxo menstrual que normalmente não interfere com a sua atividade diária. Mas se este fluxo se torna excessivo, ao ponto de, por vezes, impedir a atividade diária da mulher, fala-se em menorragia. A menorragia está ligada ao ciclo hormonal da mulher, pode ter várias causas e deve ser sempre estudada por um médico ginecologista. Não tratada, pode levar a anemia e a infertilidade.

    MENSTRUAL (Corrimento)

    Toda a mulher saudável menstrua. Trata-se dum corrimento sanguinolento que se exterioriza pela vagina e dura alguns dias. A menstruação tem início na puberdade da mulher (por volta dos doze anos). A primeira menstruação tem o nome de menarca. Dura normalmente até aos 45 anos de idade, quando ocorre a chamada menopausa. É um sinal fisiológico de saúde reprodutiva da mulher e só tem um significado: que no devido tempo a mulher criou um óvulo mas, por qualquer motivo, não engravidou. O seu útero estava a preparar-se para a gravidez, nomeadamente aumentando a grossura da sua mucosa interior. Não ocorrendo a gravidez, esta mucosa morre e cai, constituindo então a corrimento menstrual. Classicamente ocorre de 28 em 28 dias, mas pode ocorrer em períodos diferentes (de 21 a 35 dias), sendo que o padrão temporal da menstruação deve ser relativamente fixo em cada mulher.

    META-ANÁLISE

    Técnica de estudo que faz parte da abordagem da Medicina Baseada na Evidência (ver acima). Trata-se duma revisão, e consequente análise, de todos os estudos realizados e publicados sobre determinado tema. Uma meta-análise pode elevar determinado conhecimento ao nível supremo da Evidência Clínica (Evidência de Tipo A em 4 possíveis).

    METÁSTASE

    O termo mais comum para “metástase” é “raiz”, referindo-se a um tumor maligno. Os tumores malignos têm esta desagradável propriedade: podem lançar “metástases” para outros locais do organismo, criando outros tantos tumores semelhantes ao tumor original. Por vezes as metástases são mais mortais do que o tumor original e a sua existência é sinal de mau prognóstico para aquela situação clínica.

    METRORRAGIA

    Trata-se dum “corrimento menstrual” fora do período normal em que deveria ocorrer. Isto é, trata-se duma perda sanguínea vaginal que não pode ser considerada uma menstruação. Toda a perda sanguínea vaginal que ocorre de forma irregular e nada tem a ver com o fluxo menstrual habitual da mulher deve ser investigada, pois até prova em contrário é sinal de doença. Pode tratar-se de problema hormonal ou pode tratar-se de doença tão grave como uma neoplasia do aparelho reprodutor da mulher. A primeira orientação pode ser feita pelo médico de Medicina Geral e Familiar que, em caso de o entender, a orienta para endocrinologia ou ginecologia. Não facilitar perante uma metrorragia.

    MICOSE

    É a infeção por um fungo. Tecnicamente é uma

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].